conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas de 12 a 23 de janeiro de 2015
Bolsa de investigação para mestre em Engenharia Mecânica ou áreas afins
Encontra-se aberto concurso para a atribuição bolsa de investigação no âmbito do Projeto de Investigação intitulado ”Plug&Heat – Sistema compacto de média potência para a produção de energia térmica a partir de biomassa” (projeto n.º 38938), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC).

Área Científica: Engenharia Mecânica ou áreas afins

Requisitos de admissão: Mestrado, ou Mestrado Integrado, em Engenharia Mecânica ou áreas afins, desde que possam ser enquadradas no âmbito dos requisitos do projeto e das atividades a desenvolver.

Plano de trabalhos: Durante a bolsa de investigação será desenvolvido trabalho relacionado com os equipamentos de transferência de energia térmica, inseridas nas atividades do projeto “Projeto técnico”, “Construção do protótipo” e “Teste e caracterização do protótipo”. Mais detalhadamente, o plano de trabalhos do Bolseiro compreende: (i) Avaliação de desempenho do equipamento de transferência de energia térmica existente; (ii) Análise, modelação e projeto do novo equipamento de transferência de energia térmica a implementar; e (iii) Acompanhamento da construção do novo equipamento de transferência de energia térmica a integrar no sistema; e (iv) Avaliação de desempenho e análise crítica do novo equipamento de transferência de energia térmica integrado no sistema.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica de Vítor Costa.

Duração da bolsa: A bolsa tem início previsto para fevereiro de 2015 e termo a 30 de junho de 2015.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980€ (remuneração mensal segundo os valores estipulados na tabela FCT, no País). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Análise curricular académica, análise curricular científica e experiência na área de objeto da bolsa, em particular na análise, modelação projeto e avaliação de desempenho de equipamentos de transferência de energia térmica e entrevista pessoal.

Critérios de seleção e atribuição: A valoração é de 0 a 20 pontos para cada um dos três critérios de seleção, e atendendo aos seguintes fatores de ponderação: 35% para o currículo académico, 35% para o currículo científico e experiência, e 30% para a entrevista. Caso não seja necessário realizar entrevista, será atribuído igual fator (50%) de ponderação aos primeiros dois critérios supramencionados.

Composição do júri de seleção: Professor Doutor Vítor Costa (Presidente), Professor Doutor Nelson Martins e Professor Doutor Luís Tarelho, todos da Universidade de Aveiro.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 12 a 23 de janeiro de 2015.

Formalização e envio da candidatura: As candidaturas, dirigidas ao Presidente do Júri, devem ser formalizadas através do envio de carta/e-mail de apresentação e motivação do candidato para o trabalho em questão, utilizado o formulário de candidatura disponível em https://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032 e dos seguintes documentos: Curriculum Vitae atualizado; Fotocópias simples do(s) Certificado(s) de Habilitações, da certidão de aprovação nas unidades curriculares de formação (ficha com histórico de classificações) com classificações e ECTS e do Bilhete de Identidade/Cartão Cidadão.

As candidaturas devem ser enviadas por correio eletrónico, para o endereço dao-bolsaseconcursos@ua.pt, com Cc v.costa@ua.pt, indicando o assunto BI/UA/PLUG&HEAT_EM/2015.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, na sua atual redação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. — 2013 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, de 20 de maio.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por pontuação final e através de notificação dos candidatos por correio eletrónico.

Universidade de Aveiro, 05 de janeiro de 2015

imprimir
tags
outras notícias