conteúdos
links
tags
Distinções
Menção Honrosa no IV Concurso Internacional de Composição Fernando Lopes Graça
Antigo aluno Nuno Figueiredo distinguido por composição inspirada em tiroteio de Trípoli
O compositor Nuno Figueiredo
Nuno Figueiredo, antigo aluno da Universidade de Aveiro (UA) foi distinguido com uma Menção Honrosa no IV Concurso Internacional de Composição Fernando Lopes Graça. O júri decidiu distinguir a obra "Trípoli", para guitarra solo, obra essa inspirada numa reportagem, sob fogo, que a jornalista Cândida Pinto, da SIC, realizou em 2011, em Trípoli, na Líbia.

Aquando da reportagem em direto para a SIC, num hotel da capital da Líbia, em Trípoli, a jornalista Cândida Pinto foi surpreendida por tropas leais do exército de Muammar al-Khadafi que disparavam contra o hotel onde se encontrava. Estes, foram momentos tensos que inspiraram o compositor que, desde então, segundo o próprio, não conseguiu apagar aquelas imagens da sua memória.

O intuito da obra, com base nas imagens, foi criar uma atmosfera tensa e de angustia através de questões específicas de organologia do instrumento (a guitarra) que permite o cruzamento de movimentos oscilatórios e frequências muito próximas, criando assim um efeito de tensão, retrato da situação transmitida.

Nuno Figueiredo falou com Candida Pinto sobre este assunto e a jornalista mostrou-se surpreendida e feliz por aquele momento inusitado na Líbia ter dado origem a uma obra musical.

O Concurso foi promovido pelo Museu da Música Portuguesa que convidou, para o painel do júri, Fernando Lapa (presidente do júri e docente na Escola Superior de Artes e Espetáculo do Porto), Sérgio Azevedo (docente na Escola Superior de Música de Lisboa) e Pedro Rodrigues (docente de guitarra na Universidade de Aveiro).

A obra do compositor santacombadense ficará disponível no Museu da Música Portuguesa e associada a um dos compositores mais importantes da história de Portugal – Fernando Lopes Graça. A obra será interpretada e gravada pelo virtuoso guitarrista Ondrey Vesely.

Quem é Nuno Figueiredo?

Nuno Figueiredo, estudou trompete, teoria e formação musical no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Aveiro. Prosseguiu estudos na Universidade de Aveiro, tendo terminado a licenciatura e o Mestrado sob a orientação de Sara Carvalho, João Pedro Oliveira e Joan Riera.

Enquanto compositor foi laureado com o Prémio de Melhor Música Eletrónica Portuguesa, no X Concurso de Música Electroacústica, promovido pela Miso Music, com a obra "The Electronic Sounds of the Birds" (2009). Venceu o 5º Concurso Internacional de Composição da Póvoa do Varzim, com um concerto para clarinete e orquestra "Ocaso", na interpretação do clarinetista Sérgio Silva Neves (2010). 

Criou e implementou mais de cem obras didáticas, destinadas a alunos que iniciam o primeiro contacto com o instrumento, até seis anos de prática instrumental. Esta pesquisa resultou na edição de obras originais para crianças, organizadas em cinco livros, “It´s Time For Music – original music for flexible children´s ensemble”. 

É o fundador da editora Ekolio Music Edition. Atualmente reside e leciona na Eslováquia. 

imprimir
tags
outras notícias