conteúdos
links
tags
Campus
Inscrições de 3 de novembro a 22 de dezembro
UA abre nova fase de candidaturas para alunos internacionais
Já está aberta a 2ª fase de candidaturas ao concurso de acesso de estudantes internacionais às licenciaturas e mestrados da Universidade de Aveiro (UA). As candidaturas, que decorrem até ao dia 22 de dezembro, constituem mais uma oportunidade para que jovens de todo o mundo rumem a uma instituição que é uma referência nacional e internacional no ensino e produção de ciência em domínios tão diversos que vão desde as engenharia e tecnologias de ponta, às artes e humanidades.

A reabertura de uma nova fase ao Concurso especial de acesso e ingresso para estudantes internacionais, cujos candidatos aceites iniciarão as aulas no 2º semestre do ano letivo 2014/2015, vem ao encontro de uma das grandes prioridades estratégicas da UA: transformar cada vez mais a palavra mundivivência numa ferramenta de valorização individual.

E para que tenham todas as comodidades, a academia irá proporcionar aos estudantes internacionais colocados em Aveiro a possibilidade de se candidatarem não só a alojamento nas residências universitárias, como igualmente aos serviços de alimentação do campus durante todo o período de permanência na família UA.  

A academia de Aveiro apoia fortemente a mobilidade de estudantes e o envolvimento nas redes e programas que a suportam, nomeadamente o ERASMUS+ e o Campus Europae, e mantém uma intensa rede de protocolos de mobilidade e colaboração com inúmeras universidades, empresas e instituições não só na Europa, mas em todo o mundo. Nesse sentido, a UA não poderia de deixar de apostar fortemente num passaporte criado pelo Governo português com o objetivo de melhorar cada vez mais a acessibilidade de estudantes internacionais.

Todas as informações sobre as matrículas devem ser consultadas em http://www.ua.pt/internationalstudent/entrada.

 

Quem está abrangido pelo Estatuto de Estudante Internacional?

O Estatuto do Estudante Internacional estabelece que são por ele abrangidos todos os estudantes que não tenham nacionalidade portuguesa, excepto:

_ Dos nacionais de um Estado membro da União Europeia;

_ Dos que, não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam legalmente;

_ Dos que requeiram o ingresso no ensino superior através dos regimes especiais de acesso e ingresso;

_ Dos estudantes internacionais que à data em que formulam a sua candidatura, possuam em simultâneo nacionalidade portuguesa ou nacionalidade de um estado membro da União Europeia.

Quem pode candidatar-se ao Estatuto de Estudante Internacional?

Podem candidatar-se às vagas disponibilizadas nos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado os estudantes internacionais que reúnam as seguintes condições:

_ Sejam titulares de uma qualificação que dê acesso ao ensino superior, entendida como qualquer diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente que ateste a aprovação num programa de ensino que lhes confira o direito de se candidatar e poder ingressar no ensino superior no país em que foi conferido;

_ Sejam titulares de um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente.

São condições de ingresso nas vagas:

_ A verificação da qualificação académica específica para ingresso no ciclo de estudos em causa;

_ A verificação do conhecimento da língua ou línguas em que o ensino vai ser ministrado nesse ciclo de estudos;

_ A verificação da satisfação dos pré-requisitos que tenham sido fixados pela UA para o ciclo de estudos em causa, no âmbito do regime geral de acesso e ingresso.

A verificação da qualificação académica específica para os candidatos titulares de um diploma do ensino secundário português ou equivalente faz-se através das provas de ingresso fixadas para o ciclo de estudos em causa, no âmbito do regime geral de acesso e ingresso.

Como me candidato?

A candidatura à 2ª fase no âmbito do Estatuto do Estudante Internacional é formalizada online, através do formulário de candidatura.

Informações e esclarecimentos adicionais:

Os candidatos podem obter informações e esclarecimentos adicionais junto do Gabinete de Relações Internacionais dos Serviços de Gestão Académica, através dos seguintes contactos: gri@ua.pt e 234 370 060.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias