conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 24 de outubro na Fundação Cupertino Miranda (Porto)
Associação Portuguesa da Cortiça e UA organizam "Primeiras Jornadas Científicas da Cortiça e suas Aplicações"
A Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) e a Universidade de Aveiro (UA) organizam no dia 24 de outubro as "Primeiras Jornadas Científicas da Cortiça e suas Aplicações". O encontro científico terá lugar na Fundação Cupertino Miranda (Porto) e prevê uma forte participação, reunindo universidades, centros de investigação e empresas da indústria da cortiça, não só de Portugal, mas também de Espanha.

Com cerca de 17 apresentações orais, duas das quais de reconhecidos cientistas na área da cortiça – os professores Armando Silvestre, do Departamento de Química da UA, e Helena Pereira, da Universidade de Lisboa - o encontro irá servir para estimular a troca de experiências e alimentar potenciais sinergias entre indústria e a academia na busca de novas aplicações e utilizações para o material nacional de eleição.

“Espero naturalmente que o encontro sirva para alimentar sinergias e proporcionar novas joint-ventures, entre indústria e academia, no que toca ao desenvolvimento de novas aplicações baseadas em cortiça, bem como reafirme o papel da UA na promoção e estudo deste material”, aponta Ricardo Sousa, do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da academia de Aveiro. O investigador é ele próprio coordenador de um projeto do DEM que pretende aproveitar a cortiça para revestir capacetes de forma a reforçar a segurança da cabeça de quem se desloca de moto.

A organização do evento pretende que a iniciativa se repita em 2015, de forma a garantir a continuidade dos trabalhos e contactos que se vierem a concretizar.

A APCOR é a única associação nacional que representa a indústria de transformação da cortiça. Nasceu em 1956, em Santa Maria de Lamas, concelho de Santa Maria da Feira, no coração da indústria da cortiça. A associação possui mais de 270 membros, que representam 80 por cento da produção nacional e 85 por cento das exportações de cortiça e que cobrem todos os sub-sectores da indústria – preparação, transformação e comercialização.

Promover e valorizar a cortiça e os seus produtos, assim como representar e apoiar as empresas do sector nos mais variados domínios são os objectivos da Apcor.

Mais informações sobre o evento e programa completo em http://jornadas-cortica.com/

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias