conteúdos
links
tags
Campus
Integração das TIC e Educação à Distância na formação de professores
Grupo da Universidade Federal do Rio Grande vem à UA ver as TIC na Educação
Delegação da Universidade de Rio Grande visitou Departamento de Educação
Um grupo de professores e investigadores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) está de visita à Universidade de Aveiro (UA), nomeadamente aos departamentos de Comunicação e Arte (DeCA) e de Educação (DE). A maioria dos visitantes são oriundos da área de matemática e ciências e pretendem, com esta visita, inteirar-se dos modelos de formação de professores, mais especificamente no que respeita à integração das TIC e Educação à Distância.

Do programa, que se estende por quinze dias, constam sessões teórico-práticas sobre o trabalho que se desenvolve nos dois departamentos ao nível da educação para os média e no que se refere a algum software para a área de interesse dos docentes, desenvolvido na UA. Decorreu já uma sessão dedicada à evolução da integração das TIC na Educação, desde o projeto MINERVA aos Centros de Competência (ccTIC) da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção Geral de Educação (ERTE/DGE), bem como sobre a missão específica da ERTE e respetivos centros de competência.

Os professores brasileiros, com formação em ciências oceânicas e ambientais, foram também recebidos pelos responsáveis do centro de investigação CETAC.MEDIA e, numa outra sessão, apresentaram os projetos que estão a desenvolver. 

Foi visitada a Fábrica Centro Ciência Viva para que os docentes estrangeiros se inteirarem das estratégias utilizadas na aprendizagem informal das ciências com recurso às TIC aí desenvolvidas. Do programa fazem ainda parte visitas a escolas com destaque para o Agrupamento de Escolas da Gafanha no âmbito do Projeto AGIRE (EduLabs),  Escola de Vila Nova da Barquinha e Centro Integrado de Educação  em Ciências, CIEC e Escola da Ponte e respetivo modelo de ensino.

Com esta iniciativa, os dois departamentos pretendem consolidar as relações existentes entre os dois países ao nível da utilização das TIC na educação e analisar eventuais colaborações num futuro próximo.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias