conteúdos
links
tags
Conferências
Felipe Chibante, professor da Universidade de New Brunswick, fala na UA
Carbono: Um elemento versátil em Nanotecnologia
Departamento de Engenharia Mecânica
Felipe Chibante, professor da Universidade de New Brunswick, Canadá, fala à comunidade académica sobre o papel do Carbono no desenvolvimento de aplicações em nanotecnologicas, no auditório do Departamento de Engenharia Mecânica, quarta-feira, 22 de outubro, a partir das 14h30.

Felipe Chibante intervém numa palestra intitulada "Carbono: Um elemento versátil em Nanotecnologia", no auditório do Departamento de Engenharia Mecânica, quarta-feira, 22 de outubro, a partir das 14h30.

Como cientistas e engenheiros, somos motivados a melhorar a nossa sociedade. O Carbono desempenha um papel único na nossa missão de incorporar a nanotecnologia em produtos de engenharia. Propriedades potenciais de compósitos com estruturas como os nanotubos de alta resistência são óbvias. No entanto, o carbono oferece uma capacidade diversificada e versátil para a fabricação de produtos multi-funcionais. Esta apresentação irá considerar várias transformações de carbono e como o Laboratório de Nanotecnologia Aplicada @ UNB está a utilizá-las numa variedade de aplicações.

Felipe Chibante concluiu o seu doutoramento sob orientação de Richard Smalley na Rice University, Houston. Richard Smalley é mundialmente conhecido por ter descoberto o C60, tendo sido distinguido, em 1996, com o Prémio Nobel da Química. Filipe Chibante tem vindo a trabalhar na investigação e comercialização de nanomateriais. Criou quatro empresas tecnológicas desde 1994. Foi autor de mais de 100 publicações em periódicos, conferências e livros e de nove patentes registadas ou apenas pedidas. É detentor da cátedra Currie de Investigação em Nanotecnologias na Universidade de New Brunswick, presidente da NanoTex Corporation com sede em Houston, Texas, e CEO da NanoNB Corp, Fredericton, Canada. Felipe Chibante colabora com a Rice University, NASA, Departmento de Defesa norte americano, e com Laboratórios nos Estados Unidos da América, Europa and Japão.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias