conteúdos
links
tags
Campus
Ideia selecionada para o ALPHA Program, em Dublin
Finalistas da UA criam plataforma que pode mudar paradigma do comércio do calçado
FeetIT foi selecionada para o ALPHA Program
Imagine que viu um par de sapatos à venda, numa página da Internet, que adoraria comprar. Mas, como ultrapassar o problema de não os testar previamente? Ou, então, coloque-se no lugar de quem precisa de comprar calçado à medida, habitualmente não disponível nas lojas, e é obrigado a encomendar à distância… Para ultrapassar estas dificuldades, dois finalistas de Engenharia de Computadores e Telemática da Universidade de Aveiro (UA), juntaram-se a uma equipa multidisciplinar para criar a FeetIT®, através da qual qualquer utilizador poderá medir o pé usando apenas um tablet ou smartphone e encomendar o calçado à distância.

A ideia surgiu de André Garcês, um empreendedor que, apercebendo-se da dificuldade do processo de compra de calçado online, contactou Miguel Vieira, engenheiro e amigo de longa data, para discutir o conceito e avaliar a viabilidade do projeto. Uma vez validada a ideia, foi preciso desenvolver a plataforma tecnológica, numa primeira fase contando com o apoio de Miguel Araújo e posteriormente Rui Martins, ambos finalistas de Engenharia de Computadores e Telemática da UA. Pedro Costa, outro finalista da UA, colaborou também no projeto para ajudar com os seus conhecimentos na ligação da plataforma aos dispositivos móveis.

Nesta fase, a FeetIT® permite medir o pé em duas posições: o perímetro, comprimento e largura do pé, assente numa superfície clara (folha de papel branca, por exemplo) e, preferencialmente, com uma meia escura calçada, e a dimensão do calcanhar captada lateralmente. A aplicação permite grande rigor, com uma margem de erro máxima de 3 milímetros, ou seja, inferior a meio tamanho standard, o que significa que as recomendações podem ser ajustadas a meios tamanhos (ex: 38,5 EUR).

Medido o pé, surge um menu com as várias lojas online disponíveis e, com o desenvolvimento da ideia, a encomenda poderá ser feita, via web, para a loja escolhida que processa os dados e envia o calçado desejado e adequado à dimensão do pé. Já foi pedido o registo de patente desta tecnologia inovadora. e o projeto foi recentemente selecionado para o ALPHA Program que irá decorrer em Dublin, Irlanda, no maior evento de tecnologia da Europa, conhecido por Websummit, onde a equipa estará presente com stand próprio.

Neste momento, procuram-se os parceiros adequados para desenvolver a ideia. Até agora, os contactos desenvolvidos com as empresas deste ramo sugerem boa recetividade, afirma Rui Martins, e mostram que existem várias empresas interessadas. Um caso típico é uma empresa que se dedica ao particular nicho do calçado à medida.

Na perspetiva dos promotores, explica Rui Martins, o FeetIT® “pode mudar o paradigma na comercialização de calçado”. Deixa de ser necessário provar e testar o calçado no pé e, até esta tarefa tão vulgar, pode ser realizada à distância, via web. 

imprimir
tags