conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Formação vai funcionar em horário pós-laboral
ISCA-UA oferece novo Curso Técnico Superior Profissional em Banca e Seguros
ISCA-UA
A Universidade de Aveiro (UA) vê a sua oferta formativa aumentar com a criação de mais um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP), o terceiro da instituição, desta vez em Banca e Seguros, lecionado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (ISCA-UA). Este curso, com a duração de dois anos letivos (120 créditos) e a funcionar em horário pós-laboral, é uma continuação do antigo Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Banca e Seguros, agora extinto, e inclui formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho (estágio) no último semestre dos estudos, para todos os alunos.

O diretor desta nova oferta formativa da UA, e docente no ISCA-UA, Joaquim Santos, espera ter bastantes candidatos a este curso uma vez que a área da banca e seguros são bastantes solicitadas pelo mercado de trabalho: “Esta é uma área muito apetecível em termos formativos porque existem muitas solicitações externas da área dos seguros e até da banca. A taxa de empregabilidade do antigo CET em Banca e Seguros era de cerca de 80 por cento na área dos seguros” por isso espera-se que este novo TeSP prossiga o sucesso do antecessor CET.

No final desta formação, que confere uma qualificação de grau 5 no Quadro Nacional de Qualificações, pretende-se que os profissionais sejam capazes de promover e efetuar, de forma autónoma ou sob orientação, a comercialização  de produtos financeiros e de seguros e de realizar operações bancárias e da atividade seguradora; que assegurem a gestão de carteira e o relacionamento regular com clientes, efetuando os contactos e as operações necessárias, ou encaminhando-as para as áreas respetivas.

Mais concretamente pretende-se criar profissionais que aconselhem produtos e ou serviços bancários,  financeiros e de seguros adequados ao perfil de cada cliente; profissionais que intervenham na área comercial  e utilizem canais de comunicação internos e externos com vista à eficaz  promoção de produtos e serviços; que preparem e processem operações  bancárias e de seguros respeitando os normativos em vigor e as necessidades e as  expectativas dos clientes; façam a gestão e manutenção de carteiras de  clientes,  de acordo com os seus interesses, motivações e perfis de risco, refletindo, entre outras, preocupações ao nível da segurança e de respeito pelos princípios éticos e ainda que assegurem o relacionamento regular com clientes.    

Estão garantidos estágios para todos os alunos no segundo semestre do segundo ano letivo.

Podem candidatar-se aos TeSP pessoas com o ensino secundário completo ou apenas com o 11º ano, neste último caso depois de realizarem uma prova de acesso. Podem igualmente concorrer os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional. Finalmente, podem candidatar-se pessoas que tenham obtido aprovação na prova de avaliação de capacidade do regime de acesso ao ensino superior “Maiores de 23”.

Os candidatos que tenham de efetuar provas, devem inscrever-se até ao dia 6 de outubro. As provas (para os candidatos “Maiores de 23” e prova de capacidade) realizam-se dia 8. Os resultados saem a 10. Neste mesmo dia de manhã realizam-se entrevistas aos candidatos “Maiores de 23”. As candidaturas para os que não realizarem provas decorre de 13 a 16 de outubro. A seriação dos candidatos dá-se de 17 a 22 de outubro, a publicação dos resultados a 23, as reclamações a 24, as matrículas de 27 a 29 e as aulas começam dia 28 de outubro.

 Mais informações aqui.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias