conteúdos
links
tags
Campus
Programa de Acolhimento decorre a 15 e 16 de setembro
Bem-vindos à UA! Welcome! Nuestra casa es su casa!
Novos alunos são formalmente acolhidos no Campus4us
Efetuadas as matrículas, dados os primeiros passos no Campus de Santiago, é hora de juntar todas as novas caras com um programa de atividades que simbolizam um momento oficial de acolhimento e de homenagem aos novos membros da comunidade. Nos dias 15 e 16 de setembro o Programa de Acolhimento inclui a sessão de boas-vindas no Pavilhão Desportivo Prof. Doutor Aristides Hall e o peddy paper “Campus4’us”, que vai percorrer e dar a conhecer o Campus da Universidade de Aveiro (UA). Mas a descoberta do Campus continua no dia 16. O Programa de Acolhimento assinala o primeiro momento de uma integração que se pretende plena e que se desenrola ao longo de todo o ano.

Os dias são de festa, abrindo as portas aos novos membros. Uma festa que vai acolher caras novas na comunidade UA e que tem o seu ponto alto na manhã de segunda-feira, com a saudação do Reitor, Manuel António Assunção, e do Presidente da Associação Académica, André Reis. Apesar do Programa de Acolhimento decorrer nos dois primeiros dias do arranque do semestre, iniciativa que constitui uma maneira de a UA se organizar para desejar as boas-vindas, as atividades incluídas nesse Programa são apenas uma parte da verdadeira integração.

Os membros recém-chegados receberão um kit de acolhimento com as “armas” necessárias para “sobreviver” no novo ambiente, kit esse que inclui várias surpresas. Entre as quais, se inclui alimento. E, não por acaso, alimento bem nutritivo de produzido em Portugal.

No “campus4us”, atividade de descoberta do Campus e de convívio, onde se incluem os “embaixadores”, estudantes com mais anos de UA que se voluntariam para ajudar na aventura, haverá surpresas no percurso. A Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro (IEUA), por exemplo, surgirá como nova estação e ponto de paragem obrigatório.

Dia 16, os caloiros serão acolhidos nas várias unidades orgânicas, serão recebidos por cada diretor e começarão a perceber como será, na prática, o dia a dia que vão ter ao longo dos próximos anos. A tarde desse dia será reservada a descobrir a Casa do Estudante, ou seja, a sede da Associação Académica da UA, os serviços e apoio que presta aos estudantes e os diversos núcleos desportivos e culturais à disposição.

 Acolher para melhor integrar

O acompanhamento dos estudantes não se esgota nestes primeiros dias. O Programa de Tutoria (PT-UA), iniciativa de integração e acompanhamento dos novos estudantes da UA, desenrola-se ao longo de todo o ano letivo com o apoio de mentores, estudantes com mais anos de casa e que se voluntariam para ajudar, e de tutores que são docentes. O objetivo é promover uma cultura de participação, assegurar a inserção plena do novo estudante na Academia e, simultaneamente, contribuir para o seu sucesso escolar e bem-estar.

No ano letivo que se inicia, o PT-UA estende-se a mais de 20 cursos e promete trabalhar para garantir que cada estudante se sente bem integrado no curso que escolheu e para prevenir, atempadamente, situações problemáticas e/ou de risco que possam surgir.

imprimir
tags
evento relacionado