conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
Cerca de 3 meses, quase 30 atividades promovidas pela UA
Ciência Viva no Verão 2014 encerra com "Num moliceiro, à descoberta das margens da Ria de Aveiro"
Passeio na Ria de Geologia termina Ciência Viva no Verão 2014
Este ano, a ciência voltou a sair à rua com a Ciência Viva no Verão e com a Universidade de Aveiro (UA). A finalizar um conjunto de quase 30 atividades promovidas pela UA, grupos e unidades orgânicas a ela associados, entre os dias 15 de julho e 15 de setembro, este sábado, 13 de setembro, a Ria de Aveiro volta a ser palco de mais uma atividade de divulgação científica, Geologia no Verão, com o apoio dos Departamento de Geociências e de Biologia da UA.

São várias as atividades desenvolvidas, anualmente, por alunos, investigadores e docentes da Universidade de Aveiro, as quais acontecem um pouco por todo o país, desde a serra até ao mar. A Ria de Aveiro é, no entanto, palco de variadas atividades, nomeadamente promovidas pela Universidade de Aveiro. Inspirada por Rosa Pinho, responsável pelo Herbário da Universidade de Aveiro, e no âmbito do seu projeto de doutoramento, a investigadora Catarina Lemos promove uma atividade integrada na Geologia no Verão do Departamento de Geociências da UA. Intitulada “Num moliceiro, à descoberta das margens da Ria de Aveiro”, a atividade está programada para o próximo sábado dia 13 de setembro, com início às 14h00.

A bordo do moliceiro, os participantes irão navegar pelos principais canais da Ria de Aveiro. Durante a viagem de aproximadamente quatro horas, serão feitos trajetos pelos principais canais da Ria de Aveiro, com o objetivo de classificar as suas margens, tendo em conta as suas caraterísticas geológicas, a flora existente e as variações morfológicas ao longo dos canais, com o objetivo de compreender a sensibilidade face a um potencial derrame petrolífero e esclarecer os participantes sobre medidas a tomar em caso de acidente.

Nesta viagem, que se realizará a bordo de uma embarcação caraterística de Aveiro, pertencente ao operador marítimo turístico “Viva a Ria”, estará a bordo António Luis, professor do Departamento de Biologia da UA, que guiará os “olhos” dos participantes para a avifauna, que teremos oportunidade de observar durante o percurso nesta Zona de Proteção Especial para Aves. Os participantes terão ainda oportunidade de fazer uma pequena paragem na Ilha dos Puxadoiros.

Para mais informações, consultar http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2014/ ou enviar e-mail para catarinalemos@ua.pt.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias