conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
Atividades científicas até 15 de setembro
Um verão com ciência para todos
Divulgação de ciência é o tema do seminário
Quer passar umas férias de verão diferentes, longe da rotina “praia-casa-praia”, umas férias divertidas e enriquecedoras em termos didáticos e ainda por cima gratuitas? Então participe com a sua família nas atividades de verão do programa Ciência Viva com a colaboração da Universidade de Aveiro (UA), em todo o país. Destaca-se a participação da Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA) e do Departamento de Biologia. As atividades de ciência decorrem até 15 de setembro, destinam-se a pais e filhos e são gratuitas. Incluem passeios científicos, observações astronómicas, visitas a obras de engenharia, castelos e faróis, entre outras, e realizam-se em todo o país.

O programa Ciência Viva tem como missão a promoção da cultura científica e tecnológica junto da população portuguesa. Neste sentido, organiza inúmeras atividades científicas para miúdos e graúdos durante todo o verão, juntamente com diversas entidades a nível nacional.

A Universidade de Aveiro participa através do Departamento de Biologia e da FISUA.

A FISUA organiza sessões de astronomia na Praia da Barra, Praia da Vagueira, Praia de Mira, Anadia, Covilhã, Estarreja, Vouzela, Arouca, Vila Nova de Foz Côa, Pombal, Albergaria-a-Velha, Águeda, Matosinhos, Vagos, Sever do Vouga, Oliveira de Azeméis, Tondela, Aveiro e Proença-a-Nova.

Mais informações em: www.fb.com/fisua.pt.vu e http://www.fisua.pt.vu.

O Departamento de Biologia organiza as seguintes atividades: Relevância da Frecha da Mizarela e vegetação envolvente (Arouca); O Mar, a ria e a Terra - Um património à sua espera (Vagos); A biodiversidade na Ria de Aveiro e Reserva Natural de São Jacinto; Couto Esteves - Património Natural e Histórico-Cultural (Sever do Vouga); A mata do Buçaco - Um oásis de biodiversidade; Conheça Macieira de Alcôba – Aldeia Pedagógica do Milho Antigo (Águeda); À descoberta da Ria de Aveiro (Aveiro); Flora e fauna das turfeiras de Montemuro (Castro Daire); Relíquias vegetais da Serra do Açor - Mata de Fajão (Pampilhosa da Serra); Relíquias vegetais da Serra do Açor: bosquetes de Vila Cova do Alva (Arganil) e No rasto dos veados da Serra da Lousã (Serra da Lousã); Pinhal do Rei: Quando da areia o homem fez nascer uma floresta (Marinha Grande).

Por sua vez, o Departamento de Geociências organiza outras atividades no âmbito do programa Ciência Viva no Verão: Geologia da Serra da Freita (Arouca); Um dia de geologia na Serra da Freita (Arouca); Pateira de Fermentelos: Onde nasce a água e para onde vai quando se esconde?; Num moliceiro, à descoberta das margens da Ria de Aveiro (Canal Central da Ria de Aveiro); O vestígio de uma montanha antiga na Praia da Granja (Vila Nova de Gaia) .

Toda a programação está disponível na página internet do programa Ciência Viva aqui: http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2014/

imprimir
tags
outras notícias