conteúdos
links
tags
Campus
Aplicação desenvolvida pelo DETI e pelo DECA
Queres estudar na UA mas ainda não escolheste o curso? A ActUA dá-te uma valiosa ajuda
Encontra o teu caminho para a UA com a ajuda da ActUA
Chama-se ActUA e é uma aplicação concebida a pensar nos jovens que querem vir estudar para a Universidade de Aveiro (UA) mas que ainda estão indecisos quanto ao curso que querem frequentar. Informações detalhadas sobre o plano curricular de todas as ofertas formativas da academia e a possibilidade de filtrar os cursos por provas de acesso são apenas algumas das funcionalidades da ActUA, uma ferramenta que promete levar os jovens candidatos à licenciatura mais adequada às suas aspirações.

Já disponível para ser descarregada por dispositivos Android, a ActUA foi desenvolvida por estudantes dos departamentos de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) e de Comunicação e Arte (DeCA) com a colaboração dos Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação (STIC) da academia de Aveiro.

“A ActUA é uma aplicação que facilita a consulta da informação dos cursos da UA nos dispositivos móveis”, explica Ilídio Oliveira, professor do DETI e coordenador do projeto.

Embora toda a informação sobre os cursos da academia de Aveiro esteja já disponível na respetiva homepage, o acesso através do smartphone ou tablet, aponta o responsável, “é mais expedito e permite aos potenciais futuros alunos uma consulta que se ajusta melhor ao seu perfil”. Através da ActUA, filtrar, marcar cursos de interesse e até interagir com os Serviços da UA para pedir e receber informações pode ser feito em qualquer lugar e à distância de um simples clique.

“Com a ActUA, os candidatos podem levar toda a informação dos cursos da UA no bolso e explorar essa informação ao seu ritmo, de forma semelhante à experiência de outras aplicações móveis”, explica Ilídio Oliveira. Uma vez instalada a aplicação, a informação está sempre disponível e pode ser partilhada com facilidade nas redes sociais.

Ajuda aos internacionais a caminho

O projeto da ActUA surgiu no contexto das celebrações dos 40 anos da UA, durante o qual o DETI e o DeCA promoveram o desenvolvimento de aplicações móveis relacionadas com a efeméride como uma atividade pedagógica conjunta entre engenheiros e designers.

“Os resultados, apresentados no ano letivo passado, mostraram que os alunos são capazes de fazer aplicações atraentes e relevantes para a vida da Universidade”, congratula-se Ilídio Oliveira.

Perante os projetos apresentados, Osvaldo Pacheco, Pró-reitor da UA, desafiou ambos os departamentos a desenvolverem uma aplicação para os alunos que finalizam o secundário e que querem conhecer a oferta formativa da UA. O repto foi aceite e meses depois nascia a ActUA cuja programação tem a assinatura de Igor Cardoso, Joel Santos, Micael Capitão e Pedro Costa, alunos da unidades curricular de Computação Móvel (DETI) sob a orientação de Ilídio Oliveira. Quanto ao design, este resulta principalmente da participação dos docentes Ivo Fonseca e Nuno Dias do DECA.

Os próximos passos da ActUA irão na direção de tornar a aplicação ajustada para os estudantes internacionais, fornecendo-lhes não só a informação sobre os cursos, mas também sobre a cidade e os passos necessários para virem estudar na UA. Disponibilizar a aplicação para equipamentos iOS (Apple) faz parte também dos planos que a ActUA quer percorrer num futuro próximo.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias