conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas de 16 a 29 de julho
Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para doutorados em Biologia, Ciências Ambientais ou áreas científicas afins
Estão abertas candidaturas para um lugar de bolseiro de gestão de ciência e tecnologia no âmbito dos projetos “CASCADE- CAtastrophic Shifts in drylands: how CAn we prevent ecosystem DEgradation?" (Grant Agreement 283068) e “RECARE- Preventing and Remediating degradation of soils in Europe through LandCare" (Grant Agreement 603498), ambos financiados pela União Europeia através do Sétimo Programa Quadro, o primeiro pelo Tema ENV.2011.2.1.4-2 e o último pelo Tema ENV.2013.6.2-4.

  1. Objeto de Atividade e sua orientação: coordenação e divulgação de um estudo sobre alterações na utilização do solo, as suas potenciais consequências, nomeadamente em termos dos serviços prestados pelos ecossistemas, e eventuais medidas de prevenção e/ou mitigação destas consequências. O trabalho terá como principal foco a gestão de áreas recentemente ardidas, com o intuito de identificar as práticas de gestão florestal mais eficazes para minimizar os efeitos indiretos de fogos florestais nos ecossistemas da região Centro de Portugal. O trabalho será orientado pela Doutora Celeste Coelho, Professora Catedrática da Universidade de Aveiro.

  2. Duração e Regime de Atividade: A duração da bolsa é de 12 meses, com início previsto para outubro de 2014 em regime de exclusividade, eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução dos projetos.

  3. Formação Académica: Poderão candidatar-se doutorados em Biologia, Ciências Ambientais ou áreas científicas afins.

  4. Outros requisitos obrigatórios: Doutoramento obtido há pelo menos oito anos à data de fecho das candidaturas; Experiência anterior comprovada em coordenação de projetos de investigação (mínimo dois projetos como PI).

  5. Métodos e critérios de seleção: Análise curricular: curriculum científico (10%); experiência na coordenação e gestão de projetos e de equipas, nomeadamente no âmbito de projetos europeus (30%); conhecimento dos impactos diretos e indiretos dos fogos florestais sobre a vegetação, o solo e os processos hidrológicos e de erosão, e seu estudo (25%); conhecimento de medidas de mitigação dos efeitos hidrológicos e erosivos de fogos florestais, investigação e avaliação dos mesmos (25%); capacidade de comunicação, leitura e escrita em português e, em particular, em inglês (10%). Se necessário para comprovar o mérito dos candidatos realizar-se-á uma entrevista aos melhores candidatos (entre três a cinco).

  6. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €1995. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

  7. Júri: O júri responsável pela seleção será constituído por José Ferreira Mendes (professor catedrático), Celeste Coelho (professora catedrática) e Peter Roebeling (investigador auxiliar).

  8. Documentos de Candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, com envio de formulário de candidatura, disponível no link https://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032 e dos seguintes documentos: Carta/e-mail de apresentação e motivação do candidato; curriculum vitae; fotocópias simples do(s) certificado(s) de habilitações e do bilhete de identidade/cartão cidadão; de preferência, uma ou duas cartas de recomendação, com contacto do emissor.

  9. Receção de Candidaturas: 16 a 29 de julho de 2014

    A atribuição de bolsa tem por base o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, 2ª série, n.º 98, de 20 de maio e o Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei Nº. 40/2004 de 18 de Agosto, alterada pelo Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de Agosto.

    As candidaturas, dirigidas ao presidente do júri – Doutor José Fernando Ferreira Mendes, deverão ser enviadas em formato digital para o endereço dao-bolsaseconcursos@ua.pt, indicando o assunto: Bolsa Ref.ª: BGCT/CASCADE&RECARE/2014.

    Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, através de notificação dos candidatos por e-mail.

imprimir
tags
outras notícias