conteúdos
links
tags
Distinções
Jácome Armas distinguido com um dos prémios de maior prestígio jornalístico científico na Dinamarca
Antigo estudante de Física da UA recebe GeniusPrize
Jácome Armas
Jácome Armas, antigo estudante de Engenharia Física da Universidade de Aveiro, foi distinguido com o GeniusPrize, um dos prémios de maior prestígio jornalístico científico na Dinamarca. O prémio, atribuído pela Associação de Jornalistas Científicos Dinamarqueses criada em 1976, é de caráter não anual e distingue, desde 1996, mediante nomeação, as individualidades ou os media cujo contributo é essencial para a comunicação da ciência.

Natural da Horta, ilha do Faial, de onde saiu há 10 anos, Jácome Armas licenciou-se em Engenharia Física na cademia de Aveiro. Ao abrigo do programa Erasmus, partiu rumo à Irlanda para estudar Física Teórica durante um ano no Trinity College de Dublin.

Após ter terminado a licenciatura, esteve em Inglaterra para completar o mestrado em Estudos Avançados em Matemática na Universidade de Cambrigde na Inglaterra. Terminou recentemente o doutoramento em Buracos Negros no Instituto Niels Bohr de Astronomia e Física em Copenhaga, capital da Dinamarca e mudou-se agora para a Suíça onde irá colaborar com o grupo de Física Teórica da Universidade de Berna e com o do CERN, que tem o maior acelerador de partículas.

Recentemente fez parte da iniciativa ”Ciência e Cocktails”  que consiste numa série de palestras científicas que decorrem em conjunto com um performance de arte digital.  A popularidade deste evento tem vindo a crescer e, muito recentemente, contou com a participação do cientista americano Michael Shermer que se deslocou até Copenhaga para ministrar uma palestra. Atualmente Jácome Armas está a compilar um livro de entrevistas a físicos teóricos sobre diversas teorias de gravidade quântica.

imprimir
tags
outras notícias