conteúdos
links
tags
Campus
Parceria entre o Ministério da Educação moçambicano e a academia de Aveiro
UA ajuda a desenvolver sistema de acreditação de ensino à distância em Moçambique
Responsáveis do Instituto Nacional de Ensino à Distância de Moçambique em visita à UA
No âmbito de um projeto de cooperação entre a Universidade de Aveiro (UA) e o Instituto Nacional de Ensino à Distância de Moçambique (INED), iniciado em março de 2014 ao abrigo de um protocolo assinado com o governo de Moçambique, com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, realizou-se entre 16 e 27 de junho uma missão de trabalho na UA de uma equipa do referido instituto, liderada pelo seu diretor geral, António Franque, e que integrou a directora do Departamento de Acreditação e Formação, Lurdes Nakala, e os técnicos superiores Isabel Azevedo, Fúlvio Dobe e Tinga Abrão. A coordenação, na UA, é de Fernando Ramos, professor do Departamento de Comunicação e Arte e investigador do CETAC.MEDIA/CIC.Digital.

O protocolo assinado entre a UA e o INED tem por objetivo central apoiar este Instituto na conceção e implementação em Moçambique de um sistema de acreditação de Instituições do Sistema Nacional de Educação que operem, ou pretendam operar, na modalidade de Educação a Distância, bem como dos cursos oferecidos nesta modalidade. Ao longo dos próximos dois anos, para além do apoio à definição e validação de um referencial de qualidade que suporte os procedimentos de avaliação das instituições e dos cursos, será também efetuada a formação dos quadros do INED bem como de instituições provedoras de Educação a Distância.

É nesse quadro de trabalho que se enquadra a atual visita de uma delegação composta por elementos da estrutura diretiva e técnica do INED. Durante esta missão, os membros da delegação tiveram, ainda, oportunidade de participar em encontros de trabalhos com investigadores do CETAC.MEDIA, com a equipa técnica de suporte ao e-Learning na UA e, ainda, com os responsáveis da licenciatura em Contabilidade (a distância) e do programa de e-Learning da UNAVE.

“Trata-se um projeto que vai ser realizado envolvendo especialistas em educação à distância das duas instituições. O nosso principal objetivo é a criação, validação e implementação do sistema de acreditação que o INED irá utilizar, com especial ênfase para o quadro de referência de avaliação das instituições e dos cursos”, adianta Fernando Ramos, que é diretor do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais oferecido pelo Departamento de Comunicação e Arte.

No final do projeto, refere António Franque, “queremos ter um sistema de acreditação validado e estabilizado, aceite por todos os interessados, sejam entidades governamentais, instituições de ensino ou estudantes. Para isso é importante dar grande atenção à formação dos nossos técnicos e dos quadros das instituições provedoras de educação à distância. Esta formação será, no essencial, realizada em Moçambique, embora sejam igualmente relevantes estas missões da nossa equipa à UA”. Todo o trabalho, prossegue o Diretor Geral do INED, “tem sido desenvolvido num clima muito positivo, de grande proximidade entre os parceiros, em particular construindo as pontes necessárias para que seja apropriado por todos os envolvidos, com especial atenção às instituições que oferecem esta modalidade de ensino”.

A delegação do INED, acompanhada por Fernando Ramos, foi recebida esta terça-feira na Reitoria pela Pró-Reitora para a Internacionalização, Marlene Amorim, tendo sido sublinhado o compromisso da UA com a cooperação internacional, em particular com membros da CPLP, o que constitui prioridade no programa do Reitor. “É muito positivo perceber que esta parceria, que resultará em boa parte do prestígio conquistado nesta área em Moçambique, fruto de ações anteriores, nomeadamente com a Universidade Eduardo Modlane, reunirá os elementos necessários para que seja mais um sucesso, com ganhos mútuos assinaláveis, também muito devido ao empenho e ao rigor que o INED nela coloca. Merece por isso a atenção e acompanhamento da Reitoria ”.

imprimir
tags
outras notícias