conteúdos
links
tags
Campus
Investigadores da academia em dois Painéis Temáticos
ASAE aposta na UA para aconselhamento científico
Manuel Coimbra vai presidir ao Painel dos Aditivos e Contaminantes da Cadeia Alimentar
Quatro investigadores da Universidade de Aveiro (UA) fazem parte das novas equipas dos Painéis Temáticos da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). Manuel António Coimbra e Ivonne Delgadillo, no Painel dos Aditivos e Contaminantes da Cadeia Alimentar, e Artur Silva e Amadeu Soares, no dos Riscos Biológicos, são os nomes convidados para integrarem duas das cinco unidades da ASAE que têm como finalidade prestar apoio especializado na elaboração de pareceres científicos e avaliação de riscos na cadeia alimentar.

Destaque para Manuel António Coimbra, do Departamento de Química, que vai presidir ao Painel que tem como principal objetivo auxiliar a ASAE nos programas de vigilância dos riscos que aditivos e contaminantes podem representar na alimentação humana. A tomada de posse dos investigadores que vão auxiliar a ASAE na missão de zelar pela segurança alimentar ocorre dia 25 de junho.

“É importante para a nossa área de investigação em Bioquímica e Química dos Alimentos e a sua transversalidade na UA que quatro professores estejam envolvidos, juntamente com os colegas de outras universidades, nesta missão”, salienta Manuel António Coimbra que, à semelhança dos colegas da UA, foi convidado por Pedro Portugal Gaspar, inspetor geral da ASAE, e por proposta do respetivo Conselho Científico.

“Realço também a relevância da ASAE continuar a apoiar-se cientificamente nas competências das Universidades portuguesas”, aponta o investigador especialista na área da Química Alimentar.

Desde 2008 Manuel António Coimbra vinha já a presidir a uma comissão técnica da ASAE dedicada aos aditivos alimentares, aromatizantes, auxiliares tecnológicos e materiais em contacto com géneros alimentícios e, por inerência, o investigador era membro do Conselho Científico daquele organismo. “Esta renomeação é pois um reconhecimento do trabalho efetuado nessa comissão”, refere.

“O trabalho do Painel Temático que vou integrar terá como missão, na temática de aditivos e contaminantes alimentares, quando solicitado, elaborar e preparar projetos de parecer, analisar dados e informações que permitam propor programas de vigilância dos riscos na cadeia alimentar e dar parecer sobre quaisquer outros assuntos relacionados com a cadeia alimentar”, explica.

imprimir
tags
outras notícias