conteúdos
links
tags
Cultura
Dia 11, às 18h30, no DeCA
Concerto com o compositor de música eletroacústica Flo Menezes
Flo Menezes
O professor de Composição e Música Eletroacústica da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Flo Menezes, dá um concerto de música eletroacústica, dia 11 de junho, às 18h30, no auditório do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA). Flo Menezes é considerado pela crítica dentro e fora do Brasil como um dos principais compositores de música eletroacústicada sua geração.

A entrada é livre.

Biografia do autor

Nascido em São Paulo em 1962, Flo Menezes estudou Composição na Universidade de São Paulo (USP) com Willy Corrêa de Oliveira. Entre 1986 e 1990, com bolsa alemã do DAAD e da FAPESP, especializa-se com Hans Ulrich Humpert em Música Eletrónica no Studio für Elektronische Musik de Colónia (obtendo o mais alto diploma alemão – Künstlerische Reifeprüfung – em 1989). Em 1991 atua como compositor convidado no Centro di Sonologia Computazionale (CSC) da Universidade de Pádua, Itália, onde se especializa em música computacional. Em 1988 é aluno de Pierre Boulez (no Centre Acanthes em Villeneuve les Avignon, França); em 1989, de Luciano Berio (no Mozarteum de Salzburg, Áustria); em 1995, de Brian Ferneyhough como compositor selecionado pela Fondation Royaumont (Paris), onde recebera encomenda musical vinculada à interpretação pelo Ensemble Recherche de Freiburg; e em 1998, de Karlheinz Stockhausen (Stockhausen-Kurse de Kürten, Alemanha).

Doutorou-se em 1992, com bolsa do CNPq, pela Universidade de Liège (Bélgica), sob orientação de Henri Pousseur, com tese sobre as origens da música eletroacústica, a obra do compositor italiano Luciano Berio e suas relações com a fonologia estrutural (segundo a ótica de Roman Jakobson), a qual recebeu em 1990, em votação unânime, o Primeiro Prêmio em Musicologia Contemporânea do “I Concurso Internacional de Musicologia” (Premio Latina di Studi Musicali), Itália. Em seguida, realizou pós-doutoramento, em 1992, na Fundação Paul Sacher, Basiléia (Suíça), a convite do próprio Paul Sacher e após indicação pessoal de Berio, organizando os manuscritos do mestre italiano naquela instituição. Em 1997, já de volta ao Brasil, realiza a sua "livre-docência", tornando-se um dos mais jovens "livre-docentes" da história da Unesp, e o primeiro na área da composição eletroacústica no país, com tese sobre a "Atualidade Estética da Música Eletroacústica", publicada pela editora da Unesp como obra selecionada pela editora para publicação de trabalhos de docentes daquela Universidade. Em maio de 2011 torna-se um dos mais jovens professores titulares da Unesp.

Como pianista, atuou como concertista em obras contemporâneas coletivas por ele dirigidas na década de 1980, tendo sido, como regente, responsável pela primeira execução do Konzert Op 24 de Anton Webern no Brasil.

Como compositor, Flo Menezes obteve os principais prémios internacionais de Composição Eletroacústica.

Como teórico da música nova, é autor de vários livros e artigos, publicados no Brasil, Europa e EUA.

Obteve encomendas de diversas instituições de dentro e fora do Brasil, entre as quais: Bienal Internacional de São Paulo (1989), Fondation Royaumont de Paris (1995), Instituto Cultural Itaú de São Paulo (1998), Fundação Nestlé da Suíça (2001), Fundação Vitae (2003), GRM de Paris e Universidade de Colônia (Alemanha) (2004), Kunsthochschule für Medien de Colônia, Alemanha, do Experimentalstudio für akustische Kunst da SWR de Freiburg, etc.

A sua obra tem sido executada nos principais festivais e teatros do mundo: Weill Recital Hall do Carnegie Hall em Nova York (1996); Salle Olivier Messiaen da Radio France em Paris (1997, em concerto realizado conjuntamente a Luciano Berio); Maison de la Radio de la Suisse Romande em Genebra (Suíça); Aula da Musikhochschule de Colónia (Alemanha); REDCAT do Walt Disney Hall Complex de Los Angeles (no mês inaugural, com a estreia mundial da sua obra "Pulsares" para orquestra e sons eletroacústicos); Concertgebouw de Amsterdão; Sala Cecília Meireles (RJ); Sala São Paulo; Theatro Municipal de São Paulo, etc. Diversos são os grupos de renome que interpretam as suas obras: Ensemble Recherche (Freiburg), Ictus (Bruxelas), New Century Players (Los Angeles), Ensemble Orchestral Contemporain (Lyon), SWR Vokalensemble Stuttgart, Arditti String Quartett, Contrechamps (Suíça), Contemporary Chamber Players (Stony Brook, NY), Plural Ensemble (Madrid), Sond'Ar-Te Electric Ensemble (Lisboa), London Sinfonietta (Londres), PIAP (São Paulo), Collegium Novum Zürich (Zurique), etc.

No Brasil, Flo Menezes funda, em julho de 1994, o Studio PANaroma, constituindo significativa escola de composição eletroacústica no país. As atividades aí desenvolvidas, tais como a edição dos CDs da série Música Maximalista, a série de concertos "Terceiro Milénio", a BIMESP (Bienal Internacional de Música Eletroacústica de São Paulo) e o CIMESP (Concurso Internacional de Música Eletroacústica de São Paulo), ganham notoriedade nacional e internacional, e algumas delas - tais como a BIMESP e o CIMESP - passam a fazer parte do calendário obrigatório de grande parte da comunidade internacional da música eletroacústica. O Studio PANaroma, tanto pelos seus eventos quanto pela sua produção musical, passa a ser visto, então, como o principal centro de produção e pesquisa do Brasil na área.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias