conteúdos
links
tags
Campus
Mil alunos de universidades de todo o país no Campus da UA entre 11 a 14 de Abril
Encontros Nacionais de Estudantes de Engenharia Civil, de Engenharia Química e de Informática na Universidade de Aveiro
Estudantes de todo o país vêm à UA debater a Engenharia civil, a Engenharia Química e a Informática
Os Encontros Nacionais de Estudantes de Engenharia Civil, de Engenharia Química e de Informática vão decorrer de 11 a 14 de abril na Universidade de Aveiro (UA). Organizados por estudantes para estudantes, com o objetivo de despertar o interesse e o debate sobre temas atuais das respetivas áreas científicas e contribuir para aproximar os alunos do mundo empresarial, os encontros vão trazer para o Campus da UA cerca de mil estudantes universitários de todo o país.

Preparados pelos respetivos núcleos de estudantes da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), os três eventos vão proporcionar aos participantes quatro dias de conhecimento e aprendizagem dinamizados a partir de várias palestras proferidas por 75 oradores, painéis e workshops, atividades às quais ainda se pode acrescentar uma boa dose de networking e diversão.

Encontro Nacional de Estudantes de Informática

Envolvendo cerca de 500 participantes ao longo de cada uma das suas oito últimas edições, o Encontro Nacional de Estudantes de Informática (ENEI) tornou-se um dos mais importantes e prestigiados eventos no âmbito académico. Esta força adquirida e consolidada pelas organizações estudantis de informática do país tem conseguido impulsionar e proporcionar junto dos estudantes um encontro de grande relevância que contribui para a sua formação e aquisição de novas competências.

"O ENEI destaca-se dos demais encontros nacionais pela excelência na promoção e dinamização do conhecimento e formação dos alunos”, garante Jóni Lourenço, coordenador do Núcleo de Estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática (NEECT) da AAUAv, entidade organizadora do evento.

“Esta edição conta com uma uma abordagem cuidada e diversificada das temáticas chave da atualidade através de uma oferta alargada de painéis, conferências e workshops que permitam a construção de conhecimento. Os estudantes podem contar ainda com diversas atividades paralelas e animação noturna ao longo dos quatro dias do evento”, garante o responsável.

Do programa destacam-se os vários painéis dedicados à bioinformática, ao mobile development, ao desenvolvimento de jogos ao empreendedorismo e soft skills. Os estudantes podem ainda participar num variado leque de workshops a decorrer em simultâneo durante todos os dias do encontro

O programa do ENEI pode ser visto em http://www.eneiaveiro.pt.

Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Química

A estreia deu-se em 2013 fruto da iniciativa conjunta de vários alunos de diversas universidades. Organizado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Química (NEEQu) da AAUAv, o 2º Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Química (ENEEQ), que espera a vinda de cerca de 250 alunos de Química de todo o país, quer ser um espaço de formação e convívio, mas também de discussão e troca de ideias sobre o ensino da área.

“O ENEEQ pretende ser um espaço onde seja possível reunir todos os estudantes de Engenharia Química de Portugal, promovendo a troca de experiências tendo em conta as diferentes realidades vividas nas várias instituições de ensino superior”, aponta Luis Fernandes, presidente da Comissão Organizadora do ENEEQ. “Contamos com este evento divulgar a nossa cidade, a nossa universidade e, essencialmente, promover uma visão ampla do mundo da Engenharia Química, onde abordaremos pontos diversos, desde a indústria à investigação, casos de sucesso de empreendedorismo e ainda apresentações de casos de estudo”, acrescenta o responsável.

Do programa, Luís Fernandes sublinha a presença de grandes empresas da área, tais como a multinacional Dow Chemical Company e a gigante petrolífera GALP Energia. Mas se há algum ponto a destacar, Luís Fernandes aponta para o debate sobre a Engenharia Química no ensino superior, onde se pretende dar voz aos estudantes: “Nesta atividade, apelamos aos estudantes para a discussão do seu curso, quais as alterações que devem ser feitas à estrutura curricular, os pontos a focar e os pontos a melhorar, tendo em conta parâmetros como a mobilidade, teoria versus prática, estágios de final de curso, entre outros”. Para além desta sessão de reflexão, os muitos convidados, entre eles vários coordenadores e diretores de curso de várias instituições de ensino superior, debaterão os pontos levantados pelos estudantes de Química.

A página oficial do encontro é a http://eneeq.aauav.pt.

Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil

O Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil (ENEEC) pretende despertar o interesse e o debate sobre temas atuais da área da Engenharia Civil e aproximar os alunos do mundo empresarial. Ao longo das suas nove edições, o Encontro, este ano organizado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil (NEBEC) da AAUAv, tem marcado o panorama nacional mobilizando a comunidade académica e proporcionarmos aos estudantes diversos desafios e desenvolvendo competências dos participantes.

“A Engenharia Civil tem vindo a demonstrar que é muito mais que construção nova. Penso que este é sem dúvida um dos cursos mais abrangentes que atualmente integram no ensino superior”, aponta Tiago Carvalho, coordenador do NEBEC. O estudante lembra que “em Portugal e no mundo existem engenheiros nas mais diversas funções graças a uma formação de banda larga, com sólidos conhecimentos das ciências de base, que em outras áreas do conhecimento possivelmente não é possível”.

Assim, a existência de eventos como o ENEEC e, diz Tiago Carvalho, “especialmente nesta altura em que a procura dos cursos de engenharia civil atravessa uma fase menos boa, tornou-se uma obrigação, para além de proporcionar momentos de convívio entre os engenheiros das várias universidades, porque é uma excelente oportunidade de fazer passar a mensagem da qualidade deste curso que é um dos poucos que em Portugal possui a marca de qualidade EUR-ACE”.

A organização tem grandes espectativas para este evento “uma vez que conta com uma grande diversidade de atividades culturais, lúdicas, diversificados painéis com grandes nomes, tocando um pouco em algumas das mais importantes áreas da Engenharia Civil”. O estudante lembra que no encontro, entre muitos nomes, estará presente Artur Vieira Pinto (chefe da unidade do European Laboratory of Structural Assessment), António Cruz (CEO da Amorim Revestimentos) e Fabien Lopez (sócio fundador da Societat Orgánica).

O programa do ENEEC pode ser visto em http://eneec.aauav.pt.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias