conteúdos
links
tags
Cultura
Dia 8 de abril, 18h00, Auditório do DeCA
Apresentação do CD duplo Vianna da Motta por Rui Vieira Nery
CD com composições de Vianna da Motta apresentado na UA
O musicólogo, crítico e colunista musical Rui Vieira Nery vai estar na Universidade de Aveiro (UA) a apresentar o cd duplo “Vianna da Mota Canções/Quartetos de Cordas”, dia 8 de abril, às 18h00, no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA). Este evento é organizado pelo DeCA, pelo Departamento de Línguas de Culturas da UA e pela Fundação Marion Ehrhardt.

Contendo 32 canções para voz solo e piano (incluindo os 25 Lieder sobre poemas alemães) e os dois principais quartetos de cordas de Vianna da Motta, este CD deve a sua coordenação a  Elvira Archer, curadora da FME para a música e exímia intérprete de parte das canções (que também estará presente na sessão de apresentação), e constitui uma homenagem póstuma a Marion Ehrhardt e à sua ação benemérita em prol das relações luso-germânicas.

A Fundação Marion Ehrrhardt (FME), de caráter inteiramente privado, foi criada em Sintra-Galamares, em 2005, por Marion Ehrhardt (1932-2011), ilustre erudita de nacionalidade alemã, entretanto falecida, que ainda jovem fixou residência naquela localidade.

Destinada à investigação, promoção e divulgação das relações culturais luso-alemãs, nomeadamente no âmbito da história, da literatura, das belas artes e da música, a FME tem desde a sua criação apoiado e subsidiado na referida área numerosos projetos e atividades, com particular destaque para a produção do presente cd-duplo consagrado a obras do grande pianista, compositor e musicógrafo Vianna da Motta (1868-1948), uma personalidade eminente do "diálogo luso-alemão" na área da música.

CD1: CANÇÕES, por ELVIRA ARCHER (soprano) e LUÍS RODRIGUES (barítono)

CD2: QUARTETOS DE CORDAS, por QUARTETO VIANNA DA MOTTA

A edição foi financiada pela Fundação Marion Ehrhardt.

A entrada é livre.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias