conteúdos
links
tags
Conferências
Odisseia na Física 2014/2015
Palestra sobre física de plasmas
departamento de física
Bruno Soares Gonçalves, investigador do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, é o orador de uma palestra sobre o tema: "Física de Plasmas: investigação sobre o quarto estado da matéria", que se realiza dia 2 de abril, às 15h00, no anifteatro do Departamento de Física (DF) da Universidade de Aveiro. Esta iniciativa faz parte do ciclo de palestras que o DF tem organizado nos últimos anos sobre assuntos de interesse na área da Física.

RESUMO

Será que algum dia iremos controlar a energia das estrelas?
Podemos criar combustíveis limpos? 
Teremos capacidade de construir aceleradores maiores que o LHC no CERN?

A resposta a estas e muitas outras perguntas está ao alcance da ciência e engenharia dos plasmas (CEP), uma área multidisciplinar que engloba alguns dos mais interessantes temas de investigação fundamental e aplicada da atualidade.

A ciência dos plasmas está no limiar de uma nova era, esperando-se descobertas extraordinárias na próxima década.

Por exemplo, prevê-se que o “International Thermonuclear Experimental Reactor” (ITER) consiga confinar um plasma auto-sustentável pela primeira vez, uma etapa crucial no caminho para a fusão comercial. Nos EUA, o “National Ignition Facility” (NIF) prevê atingir a ignição em cápsulas com combustível de fusão.

Aplicações dos plasmas de baixa temperatura permitiram desenvolver novos produtos e técnicas que mudaram e continuarão a mudar o nosso dia-a-dia. A contínua expansão do âmbito da investigação em plasmas tem originado uma variedade de novos desafios e oportunidades científicas que prometem expandir ainda mais o papel da ciência dos plasmas e aumentar a prosperidade económica, a segurança ambiental e energética e o conhecimento científico.

Os tempos que se avizinham serão emocionantes mas constituem também um grande desafio, exigindo uma estratégia institucional e uma estrutura nacional bem organizada, aliando investigação e formação avançada para executar plenamente essas oportunidades.

O Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear” (IPFN) é uma unidade de investigação do Instituto Superior Técnico” (IST) com competências em Física, Engenharia e Tecnologias de Plasmas, Fusão Nuclear Controlada, Lasers e Fotónica e Computação Avançada. Este leque de competências permite ao IPFN ter uma participação importante nos projetos e nos programas de investigação da União Europeia mais marcantes e de maior dimensão como, por exemplo, o JET, ITER, HiPER, ELI e ESA. A participação é feita através da colaboração nas atividades científicas e técnicas daqueles projetos e na participação ativa nos seus órgãos de gestão.

Este seminário irá abordar o estado atual da investigação na área da física e tecnologia, com ênfase na contribuição do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, incluindo as contribuições para o programa europeu de fusão e, em particular, no esforço desenvolvido para o futuro reator experimental ITER. 

Esta palestra é aberta à comunidade académica e outros eventuais interessados. 

A entrada é livre.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias