conteúdos
links
tags
Distinções
Compositor premiado em dois concursos internacionais
João Pedro Oliveira distinguido em Oslo e no Reino Unido
João Pedro Oliveira vence Concurso Alvarez Chamber Orchestra
O compositor João Pedro Oliveira recebeu o 1º Prémio no Concurso Internacional de Composição Alvarez Chamber Orchestra, que se realizou no Reino Unido, em fevereiro. Em março, foi a vez de ser agraciado com o 2º Prémio Internacional Edvard Grieg Competition for Composers, realizado em Oslo. João Pedro Oliveira é professor da Universidade de Aveiro, posição que partilha, desde 2011, com a de professor titular na Universidade Federal de Minas Gerais.

A obra premiada no Concurso Internacional de Composição Alvarez Chamber Orchestra, intitulada "Towdah", foi encomendada pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. Trata-se do segundo prémio internacional que esta obra recebe, tendo igualmente sido galardoada com o prémio para a melhor obra europeia atribuído pela International Computer Music Association, em 2009.

Este concurso internacional, estabelecido pela Geoffrey Alvarez Chamber Orchestra, tem como fim estimular a criação de obras para várias formações instrumentais, desde a música para instrumento solo até à orquestra de câmara.

João Pedro Oliveira recebeu ainda o 2º Prémio no Internacional Edvard Grieg Competition for Composers, em Oslo. A obra vencedora, "Variations on Ases Tod", escrita para órgão, será estreada no Oslo Grieg Festival, no dia 11 de maio. 

Informações adicionais sobre este concurso podem ser consultadas em: http://oslogriegselskap.no/composercompetition/index.html

Esta não é uma estreia na vitória de concursos internacionais por parte do compositor: "Timshel", obra destinada à formação de flauta, clarinete, piano, violino, violoncelo e eletrónica, inspirada pelo livro “A Leste do Paraíso” de John Steinbeck, foi já galardoada anteriormente com o 1º Prémio no Concurso Internacional de Composição Alvarez Chamber Orchestra, em 2013 e, em 2008, com Prémio Especial Giga-Hertz, atribuído pelo ZKM - Institute for Music and Acoustics da Rádio Alemã.

A estes somam-se ainda o 1º prémio do concurso internacional "Counterpoint Competition 2011", com a obra "Entre o Ar e a Perfeição", o 1º prémio no Concurso Internacional de Composição Franco Evangelisti e o prémio Internacional de Excelência em Composição, 1º prémio no concurso de composição Francisco Escudero, o prémio de melhor obra europeia, também com "Towdah", pela International Computer Music Association, o Prémio Civitella Ranieri Fellowship, o Prémio Yamaha-Visiones Sonoras, o 1º Prémio ex-aequo na 1ª edição do Roma Soundtrack Competition, entre outros.

 

imprimir
tags
outras notícias