conteúdos
links
tags
Distinções
Catarina Sobral distinguida na Feira do Livro Infantil de Bolonha
Antiga aluna do DeCA vence Prémio Internacional de Ilustração
A ilustradora Catarina Sobral (foto: Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas)
A ilustradora Catarina Sobral venceu o Prémio Internacional de Ilustração atribuído pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália, com o livro "O meu avô". A distinção atribuída dia 26 de março à antiga estudante de Design do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), no valor de 21 mil euros, é patrocinada pela editora Fundación SM e destina-se a jovens ilustradores que tenham sido selecionados para a exposição anual de ilustração daquela feira italiana dedicada ao livro infantil. O certame é considerado uma montra das tendências mais recentes da produção de ilustração para os mais pequenos e é a mais importante feira de negócios do mercado livreiro de literatura para crianças e jovens.

Ilustradora e designer de comunicação, licenciada em Design na UA em 2007, Catarina Sobral, que concorreu ao prémio com cinco imagens d’ “O meu avô”, livro editado em fevereiro pela Orfeu Negro, foi a única portuguesa entre os mais de 70 ilustradores escolhidos para aquela exposição anual. 

O júri do prémio, que integrou Roger Mello (Brasil), Sophie Van der Linden (França) e Pablo Núñez (Espanha), elogiou na obra de Catarina Sobral "a referência à tradição gráfica dos anos 1950, com uma interpretação contemporânea e a composição da imagem baseada em figuras geométricas básicas".

A “grande maturidade e a forte identidade pessoal” dos desenhos da ilustradora portuguesa e a “essência das figuras geométricas combinadas para produzirem uma composição visual altamente eficaz” foram outros dos argumentos que o júri, por unanimidade, teve em conta para atribuir o prémio a Catarina Sobral.

Além de "O meu avô", uma obra que deverá ser editada em língua espanhola pela Fundación SM, Catarina Sobral é autora dos livros "Greve" e "Achimpa".

 

imprimir
tags
outras notícias