conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
De 10 a 16 de março
O cérebro em destaque na UA em semana internacional
Semana Internacional do Cérebro
O Laboratório de Neurociências do Centro de Biologia Celular da Universidade de Aveiro (UA) organiza, pelo sétimo ano consecutivo, a Semana Internacional do Cérebro (SIC). Este ano, entre 10 e 16 de março, são inúmeras as atividades que vão mostrar como funciona o cérebro humano e sensibilizar para os problemas a ele associados. De destacar já no dia 10, segunda-feira, às 21h00, o concerto “A música e o cérebro”, por Filipa Lã e Pedro Oliveira Lopes, que visa avaliar o impacto deste momento musical nas nossas emoções.

A temática para a SIC 2014 são as emoções. Assim, o objetivo desta semana passa por perceber como o cérebro comanda as emoções. Particular destaque será dado à música como modulador das nossas emoções através do concerto “A música e o cérebro”, que decorre dia 10, às 21h00, no Auditório da Reitoria, com entrada livre. Esta iniciativa consiste num recital de canto e piano com a soprano Filipa Lã e Pedro Oliveira Lopes ao piano. Este concerto será precedido por um questionário que visa avaliar o impacto deste momento musical nas emoções das pessoas presentes.

Além do concerto de dia 10, durante esta semana os neurocientistas abrem as portas dos laboratórios através da iniciativa “Laboratórios de portas abertas”, onde dão a conhecer a investigação que fazem associadas ao cérebro e particularmente os estudos associados a algumas neuropatalogias socialmente importantes, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.

“Os neurocientistas vão às escolas” é outra das iniciativas que se realiza todos os anos. Neste âmbito, várias escolas do distrito de Aveiro serão visitadas por uma equipa de investigadores do Centro de Biologia Celular, da UA.

Adicionalmente decorre mais uma iniciativa: “Comandante das nossas emoções”, uma conferência que visa elucidar o público sobre o controlo cerebral das emoções e responder às questões “porque nos sentimos contentes e tristes?”.

A SIC é uma iniciativa que decorre em mais de 60 países em todo o mundo e que tem como objetivo a divulgação do cérebro e o seu funcionamento e ainda a sensibilização da população para os problemas a ele associados.

Em Portugal, a SIC é promovida pela Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN), que delega a sua organização em núcleos regionais que ficam responsáveis pela elaboração do programa que assinala o evento.

Odete Cruz e Silva e Sandra Rebelo, do Laboratório de Neurociências do Centro de Biologia Celular da UA, são as responsáveis pela coordenação das atividades na UA.

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias