conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Para docentes do grupo 510 - Física e Química
"A atividade prática/laboratorial na lecionação de conceitos de Eletromagnetismo e Ondas"
Departamento de Física
O projeto “Uma forma de «ver» radiação”, em colaboração com o Departamento de Física da Universidade de Aveiro (UA) vai dinamizar uma ação de formação creditada, destinada a docentes do grupo 510 - Física e Química, intitulada "A atividade prática/laboratorial na lecionação de conceitos de Eletromagnetismo e Ondas". As sessões decorrem dias 19 de março e 10 e 11 de abril.

A ação de formação vai ter como formadores Luís Cadillon Costa (professor do Departamento de Física da Universidade de Aveiro) e Filomena Gaspar Rodrigues (bolseira do projeto).

Na área do Eletromagnetismo e Ondas, a realização de trabalho prático exige um elevado grau de familiarização com diversos equipamentos como o osciloscópio, bancos óticos e lasers.

Esta ação de formação pretende contribuir para o aperfeiçoamento das competências científicas, técnicas e didáticas dos professores do grupo de recrutamento 510 na lecionação da unidade "Comunicações a longas distâncias", do programa da disciplina em vigor, e na unidade "Ondas e eletromagnetismo", do novo programa da disciplina.

Esta ação de formação creditada, com a duração de 15 horas em regime presencial, é promovida no âmbito do projeto “Uma forma de «ver» radiação” do Programa Escolher Ciência - Ciência Viva. Este programa tem como objetivo promover a aproximação entre os níveis de ensino secundário e superior, através do desenvolvimento de estratégias de estímulo ao prosseguimento de estudos na área científica e tecnológica dos alunos que frequentam o ensino secundário. Com vista à concretização deste objetivo, o projeto “Uma forma de «ver»" radiação” tem vindo a desenvolver várias atividades de divulgação científica e formação junto dos professores de Física e Química.

Um professor com acesso a diversificadas estratégias de ensino torna-se um motivador e o veículo por excelência da concretização do objetivo do programa Escolher Ciência.

A ação de formação decorre no dia 19 de março (15h00 às 18h00) na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré. Nos dias 10 de abril (15h00 às 18h00) e 11 de abril (9h00 às 18h00), as sessões de formação terão lugar nos laboratórios de Departamento de Física.

Conteúdos da Formação: Análise de unidades curriculares dos programas de Física e Química A de 11. º ano de escolaridade; O osciloscópio; Comprimento de onda e difração; A modulação e a transmissão de sinais.

As inscrições estão abertas até ao dia 6 de março. Estas são exclusivamente efetuadas via online no sitio www.cfaecivob.pt.

imprimir
tags
ficheiros associados
outras notícias