conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
Sábado, 1 de março, depois das 14h00 na Antena 1
As estradas que separam populações animais, catalisadores químicos e indicadores sobre saúde das empresas no “Click”
Antena 1
O “Click” desta semana, programa de rádio na Antena 1 sobre novo conhecimento produzido na Universidade de Aveiro, divulga estudos sobre a importâncias das vias rodoviárias na diferenciação genética de populações e sobre o melhor aproveitamento económico de catalisadores químicos já conhecidos. Arménio Rego, docente da UA, vai falar, na rubrica “Vícios e virtudes da vida organizacional”, de critérios para avaliar a saúde das empresas.

Um estudo feito por uma equipa do Centro de Estudos de Ambiente e do Mar (CESAM), laboratório associado da UA, na Estação Ambiental de Doñana, em Espanha, com três espécies de ratos, revelou que as autoestradas são uma barreira que contribui para uma diferenciação genética das populações. Por cá, a coruja das torres é a espécie que mais morre nas estradas nacionais.

Na rubrica desta semana, olhamos para os “Vícios e virtudes da vida organizacional”. Arménio Rego, docente e investigador do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da UA, deixa alguns tópicos para avaliar a saúde das empresas.

Várias gerações de químicos ofereceram ao mundo catalisadores com uma eficiência incrível. Mas muitas destas substâncias não estão a ser usadas nem pela indústria, nem no desenvolvimento de novos fármacos. Uma investigadora do Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO), outra laboratório associado da UA, está a estudar estratégias para acabar com estas limitações.

Para além de ficar disponível em PODCAST, para ouvir onde quiser e quando quiser, o programa da UA na Antena 1 tem um blog, com informação adicional, fotografias e vídeos, e algumas entrevistas.

As sugestões podem ser enviadas para catarinalazaro@gmail.com.

Todos os programas já emitidos estão disponíveis aqui.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias