conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
De 1 de março a 24 de abril, aos sábados, às 20h50 (com repetições)
Departamento de Biologia, SIC Notícias e Jumbo estreiam Biodiversidade no Hipermercado
Departamento de Biologia da UA em mais um projeto de divulgação científica
Chama-se Biodiversidade no Hipermercado, é um programa com o carimbo do Departamento de Biologia (DBIO) da Universidade de Aveiro (UA) e tem estreia marcada na SIC Notícias, dia 1 de março, às 20h50. Com muita ciência e humor, e conduzido por personagens de animação 3D, o projeto televisivo quer alertar as consciências para a importância da biodiversidade. Longe das florestas e dos oceanos, a mensagem vai ser transmitida a partir de um local tipicamente urbano e onde a diversidade de espécies biológicas não é propriamente um tema que salte à vista: um hipermercado.

O programa semanal do DBIO, realizado em parceria com a SIC Notícias e com o apoio à produção do Jumbo, é constituído por 13 episódios temáticos que prometem transformar uma simples ida ao supermercado numa autêntica viagem ao maravilhoso e surpreendente mundo da Natureza.

“Dar a conhecer ao grande público a enorme biodiversidade que existe num hipermercado”, explica Amadeu Soares, é apenas um dos objetivos do programa. O diretor do DBIO e coordenador científico do Biodiversidade no Hipermercado aponta ainda que os episódios “vão aproveitar a biodiversidade de produtos para transmitir algum conhecimento científico, aumentando a literacia científica do público sobre o que nos rodeia e de onde provém o que comemos e os produtos que estão expostos nas prateleiras”. 

O programa, mais uma das múltiplas ações de divulgação da ciência que o DBIO tem realizado nos últimos anos, foi financiado pelos programas Ciência Viva e Compete, e foi produzido pela Terra Líquida Filmes. 

Sem querer levantar o véu sobre as surpresas que aguardam pelos telespectadores já no próximo sábado, Amadeu Soares conta como foi participar num trabalho - longe dos laboratórios do DBIO – onde “Luzes, câmara… Acção!” foram as palavras de ordem. “Foi um novo desafio, muito interessante, este de viver por dentro as questões e a duração levantadas por cada segundo de filmagem”, descreve o biólogo da UA lembrando que,” em média, cada segundo representa 20 minutos de filmagem”.

“As rubricas SOS cientista também serviram de treino para, em 40 a 50 segundos, docentes e investigadores do DBIO explicarem conceitos biológicos ao grande público, evitando o uso de jargão científico, muitas vezes entendido apenas por quem está mais dentro do problema”, diz. Amadeu Soares confessa que a conceção, realização e acompanhamento do Biodiversidade no Hipermercado “foram uma experiência muito apaixonante e positiva e que, mais do que isso, culminou num produto inédito e que é de elevada qualidade, científica e comunicacional, como certamente o público reconhecerá”. Pelo menos, afirma, “essa tem sido a opinião dos profissionais que já visionaram os 13 episódios”.

Os 13 episódios, de 10 minutos cada um, são transmitidos na SIC Notícias todos os sábados, às 20h50, com repetição aos domingos (às 8h50), às segundas-feiras (às 15h45), às terças-feiras (às 15h50) e às quintas-feiras (às 20h45). 

imprimir
tags
outras notícias