conteúdos
links
tags
Distinções
Projeto WATGRID é um dos quatro na final de 27 de fevereiro
Investigadores do IT-Aveiro finalistas no concurso IUL-MIT Portugal com rede de água inteligente
Investigadores do IT-Aveiro na fase final do concurso IUL-MIT Portugal
Uma equipa de investigadores da Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro apresenta um dos quatro projetos finalistas no concurso “Building Global Innovators”, o concurso IUL-MIT Portugal Caixa Capital, que culmina a 27 de fevereiro, com a grande final, em Lisboa. Rogério Nogueira e Lúcia Bilro propõem um projeto que designam como representante da próxima geração de redes de distribuição de água inteligentes, ou seja, com monitorização da qualidade da água em tempo real e em linha e ainda o dobro da eficiência na redução da água não faturada.

A solução WATGRID é inovadora uma vez que acrescenta aos sistemas tradicionais, monitorização em tempo real e em linha da qualidade da água, através de tecnologia de fibra ótica patenteada. Os clientes são as empresas de captação e de distribuição de água que não conseguem monitorizar a qualidade de água em tempo real com baixo custo e possuem prejuízos elevados devido a água não faturada. A solução fornecida pela WATGRID permite o dobro da eficiência na redução da água não faturada devido à melhoria na deteção de fugas e na previsão das mesmas. Num estudo de caso identificado pela WATGRID, poupanças de 76% por ano podem ser atingidas.

O projeto WATGRID já mereceu, tal como cada um dos quatro finalistas do concurso, um prémio de 100 mil euros e concorre agora a um mais um prémio no mesmo valor que será atribuído ao vencedor absoluto.

A equipa de investigadores é constituída por Rogério Nogueira, investigador do Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro (IT-Aveiro), e Lúcia Bilro, investigadora de pós-doutoramento também no IT-Aveiro.

Rogério Nogueira, antigo aluno de Engenharia Física da UA e doutorado em Física ex-professor do Departamento de Física, é ainda um dos coordenadores da Plataforma Tecnológica dos Moldes da Universidade de Aveiro, vice-presidente e cofundador da Sociedade Portuguesa de Ótica. Foi gestor de inovação da Nokia Siemens Networks Portugal e Coriant Portugal, é autor e coautor de mais de 300 artigos científicos e seis patentes relacionadas com sensores óticos e comunicações, e ainda gestor de vários projetos financiados pela FCT, Agência de Inovação (AdI) e pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN). Rogério Nogueira possui um Certificado MIT Sloan em Gestão e Liderança e um certificado COHiTEC em empreendedorismo.

Lúcia Bilro concluiu o doutoramento em Física na UA e desenvolve o seu trabalho de pós-doutoramento sob orientação de Rogério Nogueira. Foi aluna do Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica (CEBT), uma parceria entre as Universidades de Aveiro, Beira Interior e Coimbra, em parceria com o CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro.

A final do concurso IUL-MIT Portugal Caixa Capital decorre a partir da 17h00 de dia 27 de fevereiro, no grande auditório do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE–IUL), em Lisboa.

imprimir
tags
outras notícias