conteúdos
links
tags
Conferências
A 6 de março, 14h30 no Auditório do DAO
UA associa-se ao 35º aniversário da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto
Reserva Natural de S. Jacinto assinala 35 anos
Há 35 anos, a 6 de março de 1979, era criada a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, um dos raros pontos do litoral onde é possível ver as dunas no seu estado mais natural. É no sentido de celebrar este marco que a Universidade de Aveiro (UA) se associa ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), numa comemoração que culmina num momento de reflexão a ter lugar, a partir das 14h30, no Auditório do Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) da UA.

A Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto abrange uma área aproximada de 960 hectares, dos quais 210 correspondem a área marítima. Fica situada no extremo da península que se estende entre Ovar e a povoação de S. Jacinto, estando limitada a poente pelo oceano Atlântico e a nascente por um dos braços da ria de Aveiro. 

Sendo uma das poucas zonas costeiras pouco ou nada afetadas pela devastação verificada neste inverno, devido, maioritariamente, à ausência de intervenção humana no que concerne a urbanização, a Reserva Natural é um exemplo de preservação da natureza e biodiversidade costeiras. Urge, assim, refletir sobre o papel do Homem na manutenção da orla costeira; é no sentido de dinamizar esta reflexão que a UA se associou ao ICNF na promoção de um momento dedicado não só à celebração do 35º aniversário da Reserva, mas também à discussão deste papel preponderante.

A sessão, intitulada “Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto - um momento de reflexão”, terá lugar no dia 6 de março, entre as 14h30 e as 16h30 e contará com os contributos do antropólogo Pedro Castro Henriques, do ICNF, de Nuno Gomes Oliveira, diretor do Parque Biológico de Gaia, de Cristina Bernardes, professora do Departamento de Geociências, de António Luís, professor do Departamento de Biologia, e de Rosa Pinho, responsável pelo Herbário da UA. Participam ainda representantes do Centro de Interpretação Ambiental da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto. O debate aerá antecedido, na parte da manhã, por atividades diversas a realizar na própria Reserva Natural.

Mais informação disponível na secção “ficheiros associados”.

(Fotos de Lísia Lopes, Departamento de Biologia da UA)

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias