conteúdos
links
tags
Campus
Sara Carvalho vence categoria e Fábio Fernandes, Mara Fernandes e Bruno Cruz alcançam menção honrosa
Quatro alunos da UA em destaque no Future Ideas
A investigadora Sara Carvalho a um passo de fazer história na Future Ideas
Sara Carvalho é a grande finalista da categoria “Industrial and Technology” do concurso de teses de licenciatura e de mestrado da Future Ideas, a plataforma europeia cuja missão é catalisar a inovação científica e partilhar os conhecimentos dos jovens universitários que têm no futuro fonte de inspiração. A estudante do Departamento de Química (DQ) da Universidade de Aveiro (UA) está agora na corrida para alcançar uma das três primeiras posições entre os 13 vencedores das diferentes categorias. A decisão final do júri, que atribuiu já menções honrosas a Fábio Fernandes, a Mara Fernandes e a Bruno Cruz da UA, é conhecida a 17 de fevereiro.

Os 'trunfos' da estudante, que no ano passado concluiu o Mestrado em Biotecnologia no Departamento de Química (DQ), estão todos explicados na tese de graduação ‘Aqueous Biphasic Systems Composed of Ionic Liquids and Polysaccharides’ com que se apresentou ao concurso anual promovido pela Future Ideas e que já lhe valeram a posição cimeira na “Industrial and Technology”.

Nesta categoria, que abrange toda a inovação desde a produção eficiente e a otimização até à integração de tecnologias nos processos industriais, distinguiu-se também Fábio Fernandes, aluno de doutoramento do DEM. O estudante obteve uma menção honrosa com a tese de mestrado intitulada "Analysis of injuries resulting from impacts with motorcycle helmets". A mesma distinção foi alcançada por Mara Fernandes, na categoria "Transport", e por Bruno Cruz na categoria "ICT/Mobile". A aluna do Departamento de Comunicação e Arte convenceu o júri com a dissertação "Biomimética como conceito para uma embarcação na Ria de Aveiro” e o aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações com o trabalho "Impact of M2M Communications on Cellular Telecommunications Networks". 

Uma nova classe de sistemas aquosos bifásicos descoberta da UA

“No âmbito da procura de processos de separação mais biocompatíveis e amigos do ambiente, os sistemas aquosos bifásicos com líquidos iónicos constituem uma abordagem alternativa e vantajosa para a extração e purificação das mais diversas biomoléculas”, explica Sara Carvalho. Nesse sentido, “a utilização de polissacarídeos enquanto moléculas indutoras de salting-out, como uma alternativa mais benigna face aos sais normalmente utilizados, para formar sistemas aquosos bifásicos com líquidos iónicos”, constituiu o foco principal da tese ‘Aqueous Biphasic Systems Composed of Ionic Liquids and Polysaccharides’.

Assim, a Sara conseguiu mostrar pela primeira vez à comunidade científica que existe uma nova classe de sistemas aquosos bifásicos constituídos por líquidos iónicos e polissacarídeos, contribuindo assim para o desenvolvimento de técnicas de separação e purificação de uma forma mais eficiente, sustentável e ecológica. “Estes sistemas poderão ainda ser vistos como vias promissoras no melhoramento de processos biotecnológicos que tendem a ser cada vez mais decisivos na indústria”, aponta a estudante que teve como orientadoras as investigadoras Isabel Boal Palheiros e Mara Freire do DQ.

“Ser finalista na categoria “Industrial and Technology” é para mim um grande reconhecimento do trabalho que desenvolvi no decorrer da minha tese de mestrado, mas é também uma demostração concreta da investigação de excelência que é promovida nesta academia, suscitando tal como esta, muitas outras ideias inovadoras”, congratula-se Sara Carvalho que acrescenta: “Neste sentido, é para mim um momento de grande significado e alegria, mas em especial de gratidão para com todos os que me apoiaram e instruíram neste percurso”.

Para além de uma compensação monetária - os três vencedores recebem, respetivamente, 5000, 2000 e 1000 euros - os finalistas terão ainda a oportunidade de apresentarem as suas ideias na conferência Front End of Inovation’14 que decorrerá em Veneza.

 

imprimir
tags
outras notícias