conteúdos
links
tags
Conferências
A 6 de fevereiro, pelas 21h00, no Auditório da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Atividades económicas ligadas à vida dominam próximo "Quintas da Ria"
Ciclo de Conversas
O tema "A vida na Ria de Aveiro – atividades económicas" dominará a sessão do ciclo de conversas ‘Quintas da Ria’, a 6 de fevereiro, pelas 21h00, no Auditório da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. A sessão contará com a presença de Paulo Melo (Bivaqua), Elisabete Ferreira (Associação de Criadores da Raça Marinhoa) e Nuno Silva (Sporting Cube de Aveiro) que conduzirão os participantes na descoberta de diferentes interesses e olhares sobre a Ria. A moderação estará a cargo de Filomena Martins (Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro).

O “Quintas da Ria” é um ciclo de conversas organizado pelo grupo uariadeaveiro e pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. Tem como objetivo promover a partilha de conhecimentos sobre a Ria de Aveiro e, em conjunto com a sociedade interessada, contribuir para a construção de valores e incentivar a sua proteção e valorização.

O ciclo de debates “Quintas da Ria” é constituído por oito sessões dedicadas a várias temáticas sobre a Ria de Aveiro. Serão abordados temas tão diversos como a história e a forma como ao longo do tempo as pessoas se foram apropriando do espaço envolvente à Ria de Aveiro, a importância da água e da hidrodinâmica da Ria, as particularidades dos valores naturais presentes na Ria, os valores económicos associados às atividades tradicionais e os desafios que enfrentam.

Em debate vão estar, também, as especificidades das visões das entidades com responsabilidade sobre a Ria resultantes das atribuições previstas na lei, os diferentes tipos de riscos, os problemas e os desafios que são partilhados por outras zonas estuarinas com semelhanças com a Ria de Aveiro como a Ria Formosa ou a Ria de Vigo, e finalmente, o culminar numa mesa redonda onde serão equacionados os desafios para o futuro.

Pretende constituir-se como um espaço de tertúlia envolvendo docentes e investigadores da UA, representantes de entidades envolventes à Ria e público interessado. A sua designação, “Quintas da Ria, não resulta apenas do agendamento numa quinta-feira de cada mês mas, sobretudo, da oportunidade para debater os diversos conhecimentos, visões e memórias, por outras palavras, debater as diversas “quintas” com que cada um de nós conhece e interpreta a Ria de Aveiro.

A participação neste evento é gratuita, mas requer inscrição obrigatória para rt-riadeaveiro@ua.pt.

uariadeaveiro: múltiplas atividades em defesa da Ria

O grupo ‘uariadeaveiro’, dinamizado pela Reitoria da UA, e integrando já mais de 50 docentes e investigadores, tem por objetivo fundamental promover um conjunto de iniciativas que permitam retribuir à região envolvente o conhecimento científico produzido sobre a Ria de Aveiro, através da sua disseminação de uma forma mais proativa.

O conjunto de atividades centra-se em quatro dimensões: sistematizar e divulgar conhecimento, criar sinergias internas e potenciar contributos para a inovação na Ria, contribuir para a construção de valores relevantes para a gestão desta importante zona estuarina.

Para a sua prossecução destacam-se a disponibilização do acervo científico sobre a Ria, a promoção de reuniões internas sobre a gestão da Ria, de workshops de natureza técnico-científica reunindo investigadores, entidades e utilizadores para partilhar conhecimento e contribuir para melhores formas de utilização da Ria, de momentos de tertúlia abertos ao público através do Ciclo de Conversas “Quintas da Ria”, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, do Ciclo de Cinema “Fitas na Ria”, da divulgação anual de teses de mestrado e doutoramento sobre a Ria de Aveiro, entre muitas outras atividades previstas.

O programa geral do Ciclo de Conversas “Quintas da Ria” está disponível aqui.

imprimir
tags
evento relacionado