conteúdos
links
tags
Concursos e Prémios
Candidaturas até 18 de fevereiro de 2014
Novo prémio para Rede Natura chama a atenção para a biodiversidade da Europa
Serra da Freita
A Comissão Europeia lança o prémio Natura 2000 para reconhecer a excelência em matéria de melhores práticas de conservação da natureza na Europa. Esta poderá ser uma oportunidade para os cidadãos e entidades que participam na rede Natura 2000 darem a conhecer as suas atividades. Aceitam-se candidaturas de quaisquer entidades diretamente envolvidas na rede Natura 2000 (autoridades públicas e locais, empresas, ONG, proprietários de terrenos, estabelecimentos de ensino e particulares).

A Natura 2000 é uma rede de zonas protegidas de grande valor em termos de biodiversidade, que cobre cerca de 20 % do território da UE. Uma fauna e uma flora de grande riqueza de que são exemplos o Rio Paiva, o Montemuro, as Serras da Freita e Arada, o Rio Vouga, a Barrinha de Esmoriz, o Cambarinho e as Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas, apenas para falar em exemplos mais próximos de Aveiro. Para além da proteção da natureza, a rede proporciona numerosos benefícios sociais e económicos. 

Os europeus são muito sensíveis às questões relacionadas com a conservação da natureza, mas poucos conhecem a rede Natura 2000. Um recente inquérito do Eurobarómetro revela que nove em cada dez europeus consideram que o declínio dos habitats naturais, a situação de perigo e o risco de extinção de determinadas espécies de animais e plantas são problemas graves. A maioria dos cidadãos (entre 99 % e 83 %, consoante os Estados-Membros) pensa que a proteção da natureza é importante para prevenir a destruição de zonas de grande valor tanto na terra como no mar, mas apenas 27 % dos inquiridos já ouviram falar da Natura 2000.

Com este novo prémio anual, pretende-se minimizar a falta de conhecimento do público, mostrando a diversidade dos sítios da rede Natura 2000 e reconhecendo a excelência numa vasta gama de atividades. Todos os anos serão atribuídos cinco prémios em diferentes áreas: comunicação, ações de conservação, benefícios socioeconómicos, conciliação de interesses/perceções, redes e cooperação transfronteiriça.

Aceitam-se candidaturas de quaisquer entidades diretamente envolvidas na rede Natura 2000 (autoridades públicas e locais, empresas, ONG, proprietários de terrenos, estabelecimentos de ensino e particulares). O prazo para a apresentação das candidaturas termina a 18 de fevereiro de 2014. Para mais informações, consultar o sítio Internet do Prémio Natura 2000.

Os nomes dos vencedores deste primeiro prémio Natura 2000 serão anunciados em maio de 2014 e o trabalho realizado por cada um deles será reconhecido numa cerimónia de alto nível em Bruxelas.

Para mais informações:

Sítio Internet do Comissário Europeu responsável pelo Ambiente, Janez Potocnik:

http://ec.europa.eu/commission_2010-2014/potocnik/index_en.htm

Sítio Internet da DG Ambiente:

http://ec.europa.eu/environment/index_pt.htm

imprimir
tags
outras notícias