conteúdos
links
tags
Campus
Dia 16 de dezembro entre Oliveira de Azeméis e o Campus de Santiago
UA assinala 40 anos com nova ESAN e Honoris Causa a Onésimo Teotónio Almeida
Cerimónia assinala 40 anos da UA
O programa de comemorações dos 40 anos da Universidade de Aveiro terá um ponto alto a 16 de dezembro, dia da Cerimónia do Aniversário da UA. O dia começa em Oliveira de Azeméis, com a inauguração das novas instalações da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN). Já no Campus de Santiago, decorre a atividade "40, anos, 40 árvores" e, a partir das 14h30, a Cerimónia Comemorativa, no Auditório da Reitoria. Esta inclui a atribuição do Doutoramento Honoris Causa a Onésimo Teotónio Almeida, professor da Brown University, EUA. No final, será inaugurada a exposição "Museu da UA... Uma coleção em crescimento". Na noite anterior, a 15 de dezembro, decorre o concerto de Natal e comemorativo do 40º aniversário, pela Filarmonia das Beiras.

O edifício da nova Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), no Parque do Cercal - Campus para a Inovação, Competitividade e Empreendedorismo Qualificado, em Oliveira de Azeméis, é unanimemente classificado como criativo, original, inovador e invulgar em termos arquitetónicos. É uma estrutura pioneira em termos de edificação sustentável em Portugal. O edifício é inovador também ao nível da eficiência energética, pois recorre à energia geotérmica (captada no solo) e à biotermia para o aquecimento. As novas instalações da ESAN resultam da assinatura, em setembro de 2009, de um protocolo entre a autarquia de Oliveira de Azeméis e a Universidade de Aveiro, e será inaugurado no âmbito da Cerimónia dos 40 anos da UA, a partir das 9h00.

O programa continua, depois, ao Campus de Santiago para a atividade “40 anos, 40 árvores”, também enquadrada no projeto Campus Exemplar da UA, que pretende constituir-se como um momento simbólico de construção coletiva de um campus mais sustentável.

A partir das 14h30, decorre a Cerimónia Comemorativa no Auditório da Reitoria da UA. Desta, para além das intervenções do Reitor e do Presidente da Associação Académica da UA, destaca-se a atribuição do Doutoramento Honoris Causa ao filósofo, ensaísta e cronista Onésimo Teotónio Almeida, professor de História Cultural e Intelectual na Brown University. Em O Pensamento Português Contemporâneo (1890-2010)”, de Miguel Real, o trabalho publicado por Onésimo Teotónio Almeida é analisado em 30 páginas e incluído, com José Gil e Maria Filomena Molder, na "Vertente Modernista". Há vários anos que o professor açoreano colabora com a Universidade de Aveiro. Leciona aulas ou seminários a convite de docentes da UA, participa em colóquios, integra o Conselho Científico da Revista da Universidade de Aveiro-Letras (RUA-L), desempenha o papel de conselheiro no âmbito da elaboração de projetos de investigação e integra o Painel Internacional de Acompanhamento da Escola Doutoral.

O trecho final da sessão inclui a atribuição de prémios e bolsas aos melhores alunos, a assinatura do protocolo de doação da coleção do construtor de instrumentos musicais, Joaquim Capela, e também a entrega formal do Prémio Aldónio Gomes 2013.

A comunidade é convidada, no final, a apagar as 40 velas de aniversário da instituição ao som da Tuna Universitária de Aveiro e a participar na inauguração da expoisção “O Museu da UA … Uma coleção em crescimento”.

UA mostra coleções

Os objetos que dão forma às coleções do Museu da UA assumem a forma de cerâmicas, gravuras, vidros, discos e instrumentos musicais e revelam-se ao público, a partir de 16 de dezembro, formando uma mostra de uma “coleção em crescimento”. 

Atento à sua função de preservar e divulgar o património da UA, o Núcleo de Museologia da Universidade promove, através desta pequena mostra, a divulgação de uma parte das coleções museológicas da Universidade.

Distribuídas por quatro espaços do campus universitário (Sala de Exposições Hélène de Beauvoir da Biblioteca, Galeria de Exposições da Livraria, Átrio da Reitoria e Espaço Museológico da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro), alguns dos artefactos incorporam o conjunto de mais de 10 mil objetos museológicos doados à UA, particularmente nestes dez últimos anos. Algumas são peças raras, a maioria das quais nunca antes exposta publicamente. Grande parte delas data dos séculos XIX e XX, mas é possível encontrar, igualmente, exemplares que recuam ao século XV e, mais curioso ainda, a períodos pré-históricos e geograficamente ligados ao campus da UA e que, pela primeira vez, se trazem a público.

“O Museu da UA … Uma coleção em crescimento” reúne trabalhos inéditos de Almada Negreiros, Cruzeiro Seixas, Manuel Cargaleiro e Julião Sarmento, entre muitos outros artistas consagrados, que construíram a história da arte em Portugal. No acervo selecionado cabem obras obtidas por via de aquisições ou de doações de artistas e colecionadores.

A expoisção está aptente de segunda a sexta, das 9h00 às 18h00, até 31 de janeiro de 2014

 

PROGRAMA

 

15-dezembro

21h30 - Teatro Aveirense*

Concerto de Natal e do 40º Aniversário da Universidade de Aveiro

 

16-dezembro

9h00 - Quinta do Comandante – Cercal I Oliveira de Azeméis

Inauguração das novas instalações da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologia de Produção Aveiro Norte, integrada no parque do Cercal

 

11h30 - Campus Universitário de Santiago

40 anos, 40 árvores - Plantação de árvores no campus

 

13h00 | Almoço – Restaurante

 

14h30 I Edifício da Reitoria

Receção aos convidados

 

Sala do Senado

Preparação do Cortejo Académico

 

15h00

Auditório da Reitoria

Sessão Comemorativa do 40º Aniversário da Universidade de Aveiro

Hino Académico Internacional, Gaudeamus Igitur, Coro do Departamento de Comunicação e Arte

 

Intervenção do Reitor, Prof. Doutor Manuel António Assunção (20’)

Intervenção do Presidente da Associação Académica, Tiago Almeida (10’)

Assinatura de protocolo de doação de acervo da Coleção Eng. Joaquim Capela

(5’ intervenção do Eng. Capela)

Leitura da mensagem do Prof. Veiga Simão

Intervenção do Secretário de Estado do Ensino Superior

Tema musical

Doutoramento Honoris Causa do Prof. Doutor Onésimo Teotónio Almeida

Elogio do doutorando pela madrinha, Prof. Doutora Isabel Alarcão (30’)

oração de investidura

imposição das insígnias (10’)

cumprimentos

Intervenção do Novo Doutor Honoris Causa

Tema musical

 

Entrega do Prémio Literário Aldónio Gomes 2013

Entrega de Prémios e Bolsa de Estudo aos Melhores Alunos da UA

 

Inauguração da Exposição “Museu da UA – uma coleção em crescimento”

Bolo e atuação da Tuna Universitária

imprimir
evento relacionado