conteúdos
links
tags
Concursos e Prémios
Be.ubi, Endeavour Lab e Bikeemotion competem pelo prémio final
Empresas IEUA são semi-finalistas no Building Global Innovators
Global Innovators
Dia 21 de novembro realiza-se a Track Finals da 4ª edição do Building Global Innovators, que terá lugar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e onde serão selecionados os quatro grandes finalistas. Duas empresas IEUA e uma empresa IEUA Graduada competem pelo prémio final.

O "Building Global Innovators"  é um concurso de empreendedorismo com base tecnológica e de escala global, lançado pelo ISCTE-IUL, pelo MIT e pela Caixa Capital. O seu principal objetivo passa por dar acompanhamento e incentivo a projetos com alto potencial tecnológico e de inovação, particularmente na etapa de concretização do negócio.

Após a etapa de candidaturas foram escolhidos os cinco semi-finalistas em cada uma das áreas: Tecnologias da Saúde; Smart Cities; Tecnologias de Informação, Internet e Produtos; e Serviços de Consumo. Serão premiados os quatro finalistas que mais se destaquem em cada área, de onde resultará o grande vencedor do Prémio Caixa Empreender +, no valor de até um milhão de euros.

A competir pelo prémio final estão duas empresas em incubação na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveio. A Endeavour Lab, na área de Tecnologias da Saúde, com um sensor de captura 3D para a reabilitação motora de pacientes que sofreram um AVC e a Be.uBi, a competir na categoria de Tecnologias de Informação, Internet e Produtos, com o projeto "Software with Emotion", uma solução para a otimização de experiências de compra.

Na categoria Smart Cities, está entre os semi-finalistas o projeto Bikeemotion, desenvolvido pela Ubiwhere e a Micro I/O, Empresas IEUA Graduadas, em cooperação com a Universidade de Aveiro e a Ponto.C. O Bikeemotion é um projeto inovador que visa desenvolver um sistema de quartan geração de partilha social de bicicletas, equipado com a mais moderna tecnologia de localização, pagamento e reserva de bicicletas, mantendo a simplicidade de utilização.

Nos últimos meses, as 20 equipas têm trabalhado numa lógica one-to-one com mentores internacionais. Dia 21 de novembro irão apresentar o seu pitch ao vivo na Track Finals a um júri internacional constituído por 50 pessoas, que irá anunciar os quatro finalistas. Em cada categoria haverá ainda menções honrosas com acesso privilegiado a apoios e oportunidades de investimento. Richard Kivel (Bridgewater Associates) e Ricardo Mendes (Tekever) irão partilhar as suas experiências na Track Finals.

A Veniam, também uma Empresa IEUA, foi a Grande Finalista da 3ª edição da Building Global Innovators. Apresentou uma plataforma de baixo custo que uma vez conectada a veículos existentes pode transformar automóveis, táxis e transportes públicos em hotspots, fornecendo aos consumidores e empresas conectividade e uma infraestrutura de baixo custo a empresas de telecomunicações.

imprimir
tags
outras notícias