conteúdos
links
tags
Publicações
Livro lançado no âmbito das Jornada de Engenharia Civil
Professores do DECivil escrevem “Estruturas de Betão – Bases de cálculo”
Pormenor da capa do livro de Miguel Morais e Paulo Cachim
Miguel Morais e Paulo Cachim, docentes do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, são os autores do livro intitulado “Estruturas de Betão – Bases de cálculo”. O lançamento da obra ocorreu dia 28 de outubro inserido nas Jornada de Engenharia Civil.

Nos últimos anos a regulamentação de estruturas foi uniformizada na Europa com a introdução dos Eurocódigos Estruturais. O Eurocódigo 2, que se refere às estruturas de betão armado e pré-esforçado, tem vindo a ser progressivamente mais utilizado na prática corrente de projeto.

O livro “Estruturas de Betão – Bases de cálculo”, que apresenta as bases de dimensionamento de estruturas de betão de acordo com o Eurocódigo 2, começa por apresentar as regras gerais de verificação da segurança em estruturas. Seguidamente são apresentadas as propriedades dos materiais betão e aço, bem como a sua interação, incluindo questões relacionadas com a durabilidade e amarração de varões.

A obras apresenta depois as regras de dimensionamento em estado limite último de elementos de betão armado para o esforço axial, de flexão, esforço transverso, punçoamento e torção. Finalmente o livro aborda o dimensionamento de elementos de betão para estados limites de utilização (limitação de tensões, fendilhação e deformação), que são cada vez mais condicionantes para uma construção mais durável e sustentável.

imprimir
tags
ficheiros associados
outras notícias