conteúdos
links
tags
Cultura
Dias 28 e 30 de outubro
Audições no DeCA para “O Último Tango de Fermat”
Na sequência da produção de Teatro Musical “Europa, és tão linda”, o projeto de Teatro Musical/Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro está a produzir o musical “O Último Tango de Fermat”, da autoria do músico e compositor da Broadway Joshua Rosenblum e da guionista Joanne Sydney Lessner. Para quem estiver interessado em participar nas audições, estas vão decorrer nos dias 28 e 30 de outubro no DeCA.

A obra conta a história da demonstração do Teorema de Fermat por um matemático em 1993. Este musical foi uma encomenda da Universidade de Nova Iorque e foi estreado em Portugal, em 2003, numa produção do Teatro da Trindade e com adaptação para português do maestro/compositor César Viana.

Sobre este musical escreveu no programa do espetáculo  Nuno Crato,  Ministro da Educação: "Uma história que o musical conta  com bastante rigor, com inúmeros pormenores realistas e rigorosos (com a exceção evidente de Andrew Wiles aparecer com o nome «Daniel Keane»). Ao dispor do público português encontram-se pelo menos duas obras que explicam esta história de forma acessível: O Último Teorema de Fermat, de Amir Aczel, editado pela Gradiva em 1997, e A Solução do Último Teorema de Fermat, de Simon Singh, publicado pela Relógio de Água em 1998. Se a comédia musical despertar algum público para a leitura destas obras e para o fascínio da aventura matemática tanto melhor. Mas a sua ambição é bastante mais simples e, ao mesmo tempo, mais ambiciosa: trazer a matemática para o palco e mostrar que ela é parte da vida. Que mais poderia querer Fermat."

“O último tango de Fermat” respira e combina opereta, blues, pop e, evidentemente, tango, entrelaçando a arte e a ciência, num processo que vive e se alimenta do sonho e da capacidade que o homem tem de inventar e descobrir, capacidades essenciais para o avanço do mundo e o desenvolvimento das civilizações.

O elenco, composto por sete cantores, integra:

Daniel Keane – tenor

Pierre de Fermat – tenor

Anna Keane – contralto

Euclides/Reporter 1 – soprano

Sir Isaac Newton /Reporter 2 – contralto

Karl Friedrich Gauss/Reporter 3 – tenor

Pitágoras/Reporter 4 – baixo/barítono

Quem estiver interessado em participar na audição pode enviar um email para rafael.araujo@ua.pt que enviará as partituras das canções para a audição.

A coordenação do projeto é da responsabilidade dos Professores Carlos Fragateiro e Filipa Lã e do mestrando Rafael Araújo.

imprimir
tags
outras notícias