conteúdos
links
tags
Distinções
Concurso de Inovação do Instituto Europeu de Patentes distingue projeto nacional
Sistema de gestão sustentável de tráfego vale prémio a investigador da UA
Jorge Bandeira, investigador da UA premiado em Concurso de Inovação
Jorge Bandeira, doutorando no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (UA), foi o único português premiado no Concurso de Inovação, promovido pelo Instituto Europeu de Patentes. O estudante da UA apresentou um sistema de informação e apoio à decisão focado na gestão sustentável de tráfego e, com isso, venceu numa das categorias do concurso, dirigido a estudantes e investigadores universitários dos estados membros.

A proposta de investigação submetida a concurso por Jorge Bandeira incide sobre o desenvolvimento de um sistema de informação e de apoio à decisão, focado na gestão sustentável de tráfego. Na realidade, o que o "Eco-indicator for route choice, traffic assignment and policy analyses" (assim se designa o projeto) pretende, num futuro próximo fazer, é calcular os custos dos principais impactes do tráfego rodoviário, como o ruído, poluentes ou os gases com efeito de estufa.

“Com base neste conhecimento podem ser implementados, numa segunda fase, sistemas de tráfego inteligentes, como painéis de mensagem variável, limites de velocidade variável, sistemas de portagem inteligentes ou indicação de eco-rotas, que conduzam a uma melhor utilização das nossas estradas”, exemplifica o premiado.

Embora ainda se encontre em fase embrionária, o investigador espera que o trabalho possa vir a constitui-se como uma ferramenta com “potencial interesse” para os diferentes intervenientes no sector dos transportes, nomeadamente, “centros de gestão do tráfego, municípios, órgãos de gestão ambiental,  operadoras de auto-estradas”, antecipa Jorge Bandeira.

O sistema de informação e apoio à decisão focado na gestão sustentável de tráfego, criado no Departamento de Engenharia Mecânica da UA, foi o vencedor absoluto na categoria D (uma das quatro a concurso): Smart transport and traffic management systems.

Na sessão de entrega dos prémios, decorrida recentemente em Munique, Jorge Bandeira, e os restantes vencedores de cada categoria, apresentaram os seus projetos de investigação perante Herman van Rompuy, presidente do Conselho Europeu, Tian Lipu, Comissariado de Estado chinês do instituto de propriedade intelectual, Ferdinando Beccalli-Falco, CEO da GE na Europa, Harold Goddijn, CEO da TomTom e Richard Busca, conhecido Jornalista da CNN.

Jorge Bandeira é estudante de doutoramento no Programa Doutoral em Engenharia Mecânica da UA e investigador no Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA), no Grupo de investigação "Transportation Technology". O seu Doutoramento e é orientado por Margarida Coelho, docente no Departamento de Engenharia Mecânica e Coordenadora do grupo de investigação em que este projeto vencedor se insere.

imprimir
tags
outras notícias