conteúdos
links
tags
Campus
Design da UA convidado para integrar o Master of European Design
DeCA entre as melhores escolas de design da Europa
Departamento de Comunicação e Arte
A Licenciatura e o Mestrado em Design do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA) foram convidados a integrar o Master of European Design (MEDes), uma rede que integra as mais conceituadas escolas de design europeias e que desenvolveu nos últimos dez anos um programa de estudos único. Do MEDes fazem parte as mundialmente famosas Glasgow School of Art (Glasgow), Aalto University (Helsínquia), Les Ateliers (Paris), Politecnico di Milano (Milão), Konstfack – University College of Arts Crafts and Design (Estocolmo) e KISC – Köln International School of Design (Colónia).

“Com esta participação do 1º e 2º ciclos de Design do DeCA da UA num mestrado europeu com um grupo das mais prestigiadas escolas de Design na Europa, reforçamos o nosso reconhecimento internacional”, afirma Teresa Franqueira. A coordenadora do MEDes na academia de Aveiro diz que “esta participação vai permitir intercâmbios muito importantes com os nossos parceiros” e que “as relações que daí poderão advir são fundamentais para a criação de novas dinâmicas de ensino-aprendizagem, bem como para posteriores grupos de investigação”.

O convite para integrar o MEDes é mais um passo enorme no caminho que o Design da UA tem percorrido no sentido do cada vez maior reconhecimento internacional. Nesse contexto, Teresa Franqueira recorda que o Design da UA figura já “no top cem das escolas de design europeias num número especial da prestigiada revista Domus” publicado em dezembro último. Nessa edição, a revista italiana, uma das mais importantes publicações mundiais dedicadas à arquitetura, design e arte, catalogava o curso de Design da UA como um dos cem melhores do mundo.

Os representantes das várias escolas que constituem o MEDes estarão de visita ao Campus da UA no dia 17 de outubro. A presença dos responsáveis faz parte do programa a abertura da Exposição Design3 – do saber pensar para saber fazer, que terá patentes na galeria de exposições da livraria da UA trabalhos de alunos do 1º, 2º e 3º ciclos em Design realizados durante o ano letivo 2012/2013. A exposição estará aberta ao público diariamente, das 10h00 às 18h00, até ao dia 1 de novembro.

 

imprimir
tags
outras notícias