conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Dias 26 e 27 de outubro, no Centro de Educação Ambiental de Folgosinho
Investigadores da UA ensinam “Técnicas de Mitigação da Erosão Pós-Fogo”
O que fazer depois de um incêndio florestal para minimizar a erosão do solo? A resposta será dada por Sérgio Alegre, Maruxa Cortizo e Jan Keizer, investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro, durante o workshop “Técnicas de Mitigação da Erosão Pós-Fogo”. Os especialistas da equipa de estudos da erosão superficial querem que os participantes adquiram conhecimentos para que, de forma autónoma, consigam implementar técnicas de gestão e monitorização em áreas ardidas. O workshop decorre dias 26 e 27 de outubro, no Centro de Educação Ambiental de Folgosinho, em Gouveia.

“A temática é de grande importância para todo o território, e especialmente neste ano 2013, uma vez que as primeiras chuvas deste outono têm sido especialmente intensas e muitas das áreas ardidas estão a ser fortemente erosionadas”, constata Sérgio Alegre.

Assim, o curso pretende habilitar os formandos para o reconhecimento das áreas de maior risco erosivo, para a seleção e modo de aplicação das técnicas mais eficazes de redução da erosão pós-fogo, assim como para a monitorização do seu desempenho.

O workshop é direcionado tanto para profissionais da gestão florestal como para pessoas ligadas à temática ambiental e de avaliação do risco.

Mais informações sobre o workshop em http://www.oii-observatorio.pt/workshop-tecnicas-de-mitigacao-da-erosao-pos-fogo/

imprimir
tags
outras notícias