conteúdos
links
tags
Investigação
Projeto começa no final de 2013
Investigadora do dbio e CESAM integra projeto europeu em nanotecnologias
Mónica Amorim coordena projeto europeu
Mónica Amorim, investigadora do Departamento de Biologia e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), na área da análise toxicológica de nanomateriais, é a investigadora principal da equipa portuguesa de um Projeto Europeu recentemente aprovado no âmbito do 7º Programa Quadro (FP7), com início no final de 2013.

O projeto “SUN-SUstainable Nanotechnologies”, na área da nanotecnologia, conta com um financiamento global de cerca de onze milhões de euros. É coordenado pela University ca’ Foscari Venice, de Itália,  é um “Large-scale Integrating Collaborative Project” e envolve 35 parceiros de 16 países Europeus.

A equipa portuguesa é responsável pela avaliação ecotoxicogenómica, incluíndo epigenética, de nanomateriais em organismos invertebrados, ou seja, avaliação dos efeitos ao nível da expressão dos genes, revelando os mecanismos de resposta dos organismos. Quando estes efeitos ambientais se transferem da geração parental para os descendentes e sem alterações no genoma, então designam-se efeitos epigenéticos.

imprimir
tags
outras notícias