conteúdos
links
tags
Conferências
Organizado pelo Conselho de Ética e Deontologia da UA
“Ética e Universidade” em colóquio
Colóquio
O Conselho de Ética e Deontologia (CED) da Universidade de Aveiro (UA) organiza o colóquio “Ética e universidade” a 9 de outubro, no anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento. Trata-se da primeira iniciativa pública de âmbito nacional organizada pelo CED e que visa debater o papel da ética em todos os contextos da vida universitária. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade académica nacional, bem como a todos os interessados nas temáticas da ética e da deontologia.

Uma das funções de uma instituição de ensino superior é manter um espírito crítico e reflexão ética permanente relativamente a todas as suas atividades, sejam elas a docência, a investigação ou até mesmo a gestão dos recursos. Neste sentido, o colóquio “Ética e Universidade” propõe-se contribuir para o autoquestionamento das instituições de ensino superior, tendo em vista a sensibilização da comunidade académica para o empenhamento cada vez mais responsável no cumprimento da sua missão.

Assim, os objetivos deste colóquio são refletir sobre os deveres inerentes ao desempenho das complexas e exigentes tarefas da universidade nos dias de hoje; promover a consciência da importância e valor que o sentido do dever tem como motor de qualidade e excelência no funcionamento da instituição universitária e suscitar a atenção da comunidade académica para a necessidade e relevância de órgãos consultivos na área da ética e deontologia.

O Colóquio "Ética e Universidade" dirige-se primordialmente à comunidade académica das instituições de ensino superior portuguesas, sejam estudantes, docentes, investigadores ou trabalhadores não docentes. Está aberta também a todos os interessados nas temáticas da ética e da deontologia, pertencentes ou não a essa comunidade.

As inscrições vão estar abertas a partir do dia 2 de setembro e são gratuitas.

O programa do colóquio encontra-se disponível aqui e inclui intervenções de personalidades internas e externas à UA.

O CED é um órgão consultivo e de apoio aos ao Conselho Geral, Conselho de Gestão e Reitoria da UA, nas matérias de ética e deontologia. Compete-lhe promover a reflexão e contribuir para a definição das diretrizes adequadas ao estabelecimento e consolidação de uma política de salvaguarda de princípios éticos e deontológicos, designadamente emitindo pareceres, quando tal lhe for solicitado, ou propondo, por iniciativa própria, a adoção de códigos de conduta. 

O CED da UA é composto por um máximo de 12 membros, em que se incluem personalidades internas e externas, livremente nomeadas e exoneradas pelo Conselho Geral. É presidido atualmente por Luís Carlos Gomes de Melo Araújo.
As personalidades externas que integram este órgão são Luís Machado Abreu, Luís Carlos Gomes de Melo Araújo, Mário Barbosa e Isabel Cunha Gil.

As personalidades internas do CED incluem docentes e investigadores, discentes e não docentes.
Os docentes e investigadores presentes no CED são Carlos Miguez Barroso, José Ferreira da Rocha, António José Ferrer Correia e Ana Paula Pedro. Por parte dos alunos, fazem parte do CED João Filipe Carvalho Lemos e Diogo Cerqueira Queirós. Os funcionários não docentes presentes neste órgão são Jorge Manuel Baptista Lopes e Maia Marques.

Mais informações sobre o evento aqui

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias