conteúdos
links
tags
Bolsas
Concurso de 5 a 26 de agosto
IT procura licenciados, mestres ou doutores em Eletrónica, Informática ou afins
O Instituto de Telecomunicações – Polo de Aveiro pretende selecionar bolseiros com licenciatura (5 anos) ou mestrado em Eletrónica, Informática ou áreas afins. O concurso encontra-se aberto de 5 a 26 de agosto de 2013.

Os bolseiros serão integrados no projeto ICSI - Intelligent Cooperative Sensing for Improved traffic efficiency, financiado pela União Europeia, na área dos Sistemas Inteligentes de Transportes, cujos principais parceiros industriais são a INTECS (Itália), IKUSI (Espanha), Object Security (UK) e a Brisa

As tarefas da responsabilidade de IT estão focadas nas comunicações veiculares, mais concretamente nos seguintes aspetos:

  • Definição de um protocolo determinístico de acesso ao meio (MAC), baseado em IEEE 802.11p;
  • Mecanismos de tolerância a faltas;
  • Segurança;
  • Especificação e implementação de testes operacionais.

Trata-se de uma área tecnológica emergente e aliciante, com grande potencial de massificação a curto/médio prazo.

Os Candidatos devem ter o seguinte perfil pessoal e técnico:

  • Interesse pessoal e profissional pela área em causa.
  • Bons conhecimentos em redes sem fios, especialmente em redes veiculares.
  • Apetência para tarefas de estudo, desenvolvimento, integração e teste de sistemas.
  • Bom domínio da língua inglesa escrita e falada para execução de relatórios técnicos e participação em reuniões técnicas no país e no estrangeiro.

Conhecimentos técnicos preferenciais:

  • IEEE 802.11x (Wi-Fi), 802.11p e 1609.x (WAVE)
  • Sistema operativo LINUX ao nível do desenvolvimento de device drivers
  • FPGAs, linguagens de descrição de hardware e ferramentas de projeto.
  • Sistemas de tempo-real.
  • Segurança e criptografia.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pela Lei nº 202/2012 de 27 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P.-2012

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Embedded Systems do Instituto de Telecomunicações de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Joaquim Ferreira.

Duração das bolsas: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em setembro de 2013, com possibilidade de renovação.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa será de acordo com as habilitações académicas e conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), com pagamento do Seguro Social Voluntário.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: experiência na área temática (≤10 pontos para experiência pouco relevante, 20 pontos para experiencia relevante e 30 pontos para experiência muito relevante); classificação final da licenciatura; detenção do grau de Mestre (20 pontos pela detenção do grau de Mestre); detenção do grau de Doutor (40 pontos pela detenção do grau de Doutor); existência de publicações/comunicações (5 pontos por cada publicação até um máximo de 30 pontos).

Composição do Júri de Seleção: Joaquim Ferreira, Paulo Pedreiras, Arnaldo Oliveira.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Instituto De Telecomunicações, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 5 a 26 de agosto de 2013.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente ou por correio eletrónico para sandra@av.it.pt, mencionando sempre a referência do concurso (Refª 455/2013).

Nota: A informação acima requerida deverá ser submetida no formulário próprio do Portal EraCareers, nos campos disponibilizados para o efeito.

imprimir
tags
outras notícias