conteúdos
links
tags
Bolsas
De 14 a 28 de agosto
Concurso para mestres em Engenharia Física, Eletrotécnica ou área afim
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas bolsas de investigação (BI), no âmbito do projeto “Condução de Luz em Guias de Onda Não Lineares com Interações Ressonantes", a decorrer no Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro. A bolsa destina-se a mestres em Engenharia Física, Engenharia Eletrotécnica ou em área afim. Os interessados podem concorrer de 14 a 28 de agosto.

Área Científica: Engenharia Física ou Engenharia Eletrotécnica

Requisitos de admissão: Mestre em Engenharia Física, Engenharia Eletrotécnica ou em área afim. Requer-se uma sólida formação na área da Engenharia Física ou Eletrotécnica. Dar-se-á preferência a candidatos que demostrem ter sólidos conhecimentos em ótica não linear e que pretendam prosseguir estudos conducentes à obtenção do grau de Doutor na área das Comunicações Óticas.

Plano de trabalhos: Pretende-se explorar a utilização de fibras micro-estruturadas para processamento ótico. O trabalho envolve uma parte de simulação numérica e uma parte de validação experimental.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pela Lei nº 202/2012 de 27 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P.-2012

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Polo de Aveiro, do Instituto de Telecomunicações, sob a orientação científica do Professor Doutor Armando Nolasco Pinto.

Duração da bolsa: As bolsas têm início previsto em setembro de 2013 e términos em 31 de janeiro de 2014.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, acrescidos do pagamento do seguro social voluntário, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de seleção: O método de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (1ª fase) e entrevista (2ª fase), tendo cada componente do processo de seleção uma valoração de 50%. Só passarão à 2ª fase os candidatos que o júri entender que reúnem as condições mínimas necessárias para a execução do plano de trabalhos. Entende-se por condições mínimas o grau de Mestre em Engenharia Física, Engenharia Eletrotécnica ou em área afim, e a demonstração por parte do candidato da capacidade de realizar trabalho de investigação científica. Tal demonstração pode ser efetuada através da apresentação pelo candidato de um trabalho científico de qualidade reconhecida, do qual o candidato seja autor. O trabalho pode ter sido realizado no âmbito de uma disciplina do curso, no âmbito de outro projeto de investigação, ou ainda na forma de um artigo científico.

Composição do Júri de Seleção: Prof. Dr. Armando Nolasco Pinto (que preside), e pelos vogais Prof. Dr. Paulo Sérgio André e Dr. Nelson de Jesus Cordeiro Muga.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota fina obtida, afixada em local visível e público do Instituto de Telecomunicações – Polo de Aveiro, sendo os candidatos(as) aprovados(as) notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 14 de agosto a 28 de agosto de 2013.

As candidaturas devem ser formalizadas, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae devidamente datado e assinado, certificado de habilitações (fotocópia), carta de recomendação (opcional) e outros documentos que o(a) candidato(a) considere relevantes para a avaliação do seu mérito mencionados no CV.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente ou por correio electrónico para sandra@av.it.pt, mencionando sempre a referência do concurso (Refª454/2013).

Nota: A informação acima requerida deverá ser submetida no formulário próprio do Portal EraCareers, nos campos disponibilizados para o efeito.

imprimir
tags
outras notícias