conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas até 9 de agosto
Bolsa de investigação para mestre em Engenharia Química, Ambiente ou Energia
Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma bolsa de iinvestigação para mestre em Engenharia Química, Ambiente ou Energia, até ao dia 9 de agosto.

Trata-se do projeto “RICEVALOR - Aproveitamento energético de resíduos obtidos durante a produção de arroz em Portugal”/Laboratório Nacional de Energia e Geologia, com a referência FCOMP-01-0124-FEDER-027827 (PTDC/AAG-REC/3477/2012), financiado pelo Orçamento do programa COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade na sua componente FEDER e pelo orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia na sua componente OE.

1. Área Científica: Ambiente

2. Requisitos de Admissão: Mestrado em Engenharia Química, Ambiente ou Energia

3. Fatores de preferência: Experiência comprovada em trabalho de investigação na área de aproveitamento energético de resíduos. Experiência comprovada em operação de instalações laboratoriais e piloto de gasificação e de limpeza de gases. Experiência na realização de ensaios em instalações de pirólise. Experiência em trabalho laboratorial de análise química de gases e líquidos por cromatografia e experiência em amostragem e determinações de alcatrões, H2S e NH3 em correntes gasosas. Bons conhecimentos de inglês (oral e escrito).

4. Plano de Trabalho: Participação na realização de ensaios em instalações laboratoriais e piloto de co-gasificação de biomassa e resíduos, de limpeza de gases e de co-pirólise de resíduos. Amostragem e análise de gases para determinação da sua composição em compostos gasosos, alcatrões, H2S e NH3. Amostragem e análise de líquidos por cromatografia. Colaboração na preparação de artigos sobre o trabalho desenvolvido para publicação em revistas da especialidade. Apoio à elaboração de relatórios técnicos e financeiros no âmbito do projeto.

5. Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro (Estatuto do Bolseiro de Investigação), Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT

6. Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido na UTCAE -  Unidade de Tecnologias de Conversão e Armazenamento de Energia do LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, sob a orientação científica da Doutora Maria Filomena Jesus Pinto

7. Duração da  Bolsa: A Bolsa terá a duração de 4 meses, com início  previsto em 2 de setembro de 2013,  eventualmente prorrogável por um período máximo de 18 meses.

8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980,00, conforme tabela de valores de bolsas atribuídas pela FCT, I.P. no País, sendo paga mensalmente através de transferência bancária.

9. Documentos de Candidatura: Ficha de Candidatura (http://www.lneg.pt/lneg/colaborar); Carta de Apresentação (com indicação do nome do Projeto a que se candidata), Certificado(s) de Habilitações; Curriculum Vitae.

10. Métodos de seleção: A seleção dos Bolseiros basear-se-á nos seguintes critérios:

a – Adequação e mérito do curriculum académico do/a candidato/a tendo em conta a área de abertura de concurso;

b – Experiência anterior em instalações experimentais de gasificação, limpeza de gases e pirólise;

c – Experiência em amostragem e análise de gases para determinações analíticas de compostos gasosos, alcatrões, H2S e NH3

d – Experiência em análise química de líquidos por cromatografia

e – Trabalhos publicados na área.

A classificação dos candidatos basear-se-á na aplicação da seguinte fórmula:

Classificação = 0,3*A + 0,3 *B + 0,15*C + 0,15* D + 0,1* E, em que:

-         A - é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 10.a,

-         B - é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 10.b,

-         C - é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 10.c,

-         D - é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 10.d,

-         E - é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 10.e,

12. Composição do Júri de Seleção: Doutor Hélder Perdigão Gonçalves (Presidente), Doutoras Maria Filomena Jesus Pinto e Paula Alexandra da Conceição Costa (Vogais efetivos); Doutor Rui Manuel Neto André (Vogal suplente).

13. Forma de Publicitação/Notificação: Os/As candidatos/as serão notificados por escrito via correio electrónico da recepção da candidatura assim como posteriormente, da decisão do Júri de Seleção. Os candidatos para eventual entrevista serão notificados por escrito via correio electrónico. Durante o período do concurso os candidatos deverão consultar diariamente o correio electrónico indicado para se manterem informados sobre o seu desenrolar. Os resultados finais da avaliação serão ainda publicitados através de lista ordenada por nota final obtida, afixada no átrio do campus de Alfragide do LNEG, sito na Estrada da Portela – Zambujal – Alfragide.

14. Prazo de Candidatura: o concurso encontra-se aberto no período de 29 de julho a 9 de agosto de 2013.

A candidatura deverá ser dirigida a:

LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.

Estrada da Portela – Zambujal – Alfragide, Apartado 7586

2720-866 Amadora ou por e-mail: carlos.pinto@lneg.pt

Fax: 21 716 09 01

imprimir
tags
ficheiros associados
outras notícias