conteúdos
links
tags
Cultura
Docente da UA falecido no ano passado
Carlos Galaricha homenageado na AVANCA 2013
Carlos Galaricha homenageado em conferência internacional
Figura indissociável da Universidade de Aveiro e do Departamento de Comunicação e Arte (a cujo Conselho Diretivo presidiu), Carlos Galaricha vai ser lembrado no âmbito da “AVANCA | CINEMA 2013, Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação”, evento científico que ajudou a criar. A homenagem vai decorrer às 16h00, no pavilhão Multimeios da Escola Egas Moniz em Avanca.

Carlos Alberto Agapito Galaricha era licenciado em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa, Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Texas, em Austin, e doutorado, pela mesma Universidade, em Psicolinguística.

Assumiu a Direção da Escola Preparatória de Eugénio dos Santos, Lisboa, de onde saiu para a presidência do Conselho Diretivo do então designado Departamento de Didática e Tecnologia Educativa (atual Departamento de Educação). Foi coordenador da comissão científica do mesmo departamento e presidente da comissão instaladora do Instituto Politécnico de Portalegre.

Carlos Galaricha esteve, também à frente do Departamento de Comunicação e Arte, onde desempenhou o cargo de presidente do conselho diretivo. Faleceu em 2012.

Sobre Carlos Galaricha, escreveu o colega Evaristo Fernandes, docente da UA aposentado: “Homem de nobres sentimentos e de puras intencionalidades, de sólida formação humana e de inusitado humanismo, de profunda coerência individual, de rara formação ética e moral, e, de vivenciadas e harmoniosas atitudes, que superava, em tudo, os requisitos que Unamuno pretendia para o “Homem Total” e os do Homem, que Diógenes, com candeia acesa, em plena luz do dia, procurava na praça de Siracusa, e, não encontrava. Carlos Galaricha foi cidadão modelo, professor exemplar, colega ímpar e amigo fiel.”

Na AVANCA|CINEMA António Costa Valente diz:

“De entre todos os que participaram decisivamente na génese deste projeto, está bem presente o sentido de gratidão em dívida ao Prof. Doutor Carlos Galaricha.

Partiu antes da edição do ano passado, silenciosamente, como se nada quisesse perturbar. Como se a porta que tão superiormente tinha ajudado a abrir, fosse preponderante. Como se um lépido corredor para as ideias, as hipóteses, as análises e as permanentes contaminações da investigação académica justificasse quietude.

Ao silêncio de já tanto tempo, confrontamos ausência com uma latente presença. É por isso que este ano, a conferência AVANCA | CINEMA homenageia um raro académico que sempre soube exceder-se como professor, investigador e amigo.

A sua paz deixa-nos um feliz desenho do que pode nortear uma vida com profundo significado”.

 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias