conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
De Norte a Sul do País
Ciência Viva no verão: atividades para todos os gostos
Atividade de Biologia
Estão em curso as inscrições para as 50 atividades científicas que a Universidade de Aveiro oferece este verão, no âmbito do Programa Ciência Viva. Até setembro, na praia, no campo, na cidade, de dia ou de noite, a ciência vai lá estar. Observações astronómicas, exploração da fauna e a flora da região e a participação em saídas de campo são algumas das propostas da UA, no âmbito da Astronomia, da Geologia e da Biologia no verão. A participação é gratuita.

Observar as estrelas, a Lua e os planetas do sistema solar, espreitar objetos longínquos no firmamento, sempre na companhia dos astrónomos e dos seus telescópios, é o programa da Astronomia do verão. Só a FISUA - Associação de Física da Universidade de Aveiro organiza 30 ações. Aproveite as noites e os dias de verão para conhecer melhor o Universo.

Também neste verão, conheça de perto as margens, os esteiros e os canais da Ria de Aveiro, a dinâmica das dunas, a beleza da costa portuguesa, mas também os problemas da sua erosão, experimente técnicas de localização e orientação no campo, usando carta topográfica e bússola e observe diferentes tipos de rochas e estruturas geológicas. Cientistas, geólogos e especialistas do Departamento de Geociências da UA acompanham oito visitas e mostram como o passado da Terra moldou as paisagens.

Até setembro, pode ainda vestir a bata de biólogo e, a pé ou de barco - mas sempre na companhia de especialistas - tomar contacto com a vida, a flora e a fauna que habitam sapais, jardins, estuários e marés. O Departamento de Biologia da UA organiza 12 atividades que dão a conhecer a Frecha da Mizarela, a ria de Aveiro e a Reserva Natural de São Jacinto, as serras do Açor e da Lousã, o Jardim de Serralves, a mata do Buçaco e as Trufeiras de Montemuro.  

Conheça em pormenor as ofertas da UA no âmbito da Ciência Viva no verão, nas áreas da Astronomia, Biologia e Geologia, e inscreva-se em http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2013/.

Estas atividades resultam de organização conjunta entre a Universidade de Aveiro e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias