conteúdos
links
tags
Conferências
InovaDomus apresenta 16 guias de reabilitação
Seminário assinala conclusão do projeto “Cooperar para Reabilitar”
Seminário InovaDomus
A Universidade de Aveiro (UA) acolhe o seminário final do projeto “Cooperar para Reabilitar”, da responsabilidade da InovaDomus, Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro, dia 4 de julho, às 16h00, na Sala de Atos, edifício da Reitoria. Neste evento vão ser também apresentados 16 guias que pretendem auxiliar o cidadão comum na reabilitação de edifícios construídos.

O projeto “Cooperar para Reabilitar” foi desenvolvido durante o último ano e contou com duas linhas de ação principais: um estudo sobre a cooperação em rede das empresas do setor do habitat, no sentido de desenvolver competências e oportunidades de negócio no domínio da reabilitação urbana, e a criação de um conjunto de 16 guias de diferentes especialidades para a reabilitação do parque habitacional construído, guias estes que vão ser apresentados no seminário de dia 4 de julho.

A InovaDomus procurou antecipar tendências de mercado, estimular a inovação das várias empresas pertencentes ao ‘cluster’ do habitat e contribuir para o desenvolvimento da economia nacional, num contexto económico em que a reabilitação urbana é a aposta dos setores da construção e do imobiliário.

O seminário começa às 16h00 com uma intervenção de boas vindas de Humberto Varum, professor do Departamento de Engenharia Civil da UA. Segue-se uma intervenção de António Oliveira, presidente da InovaDomus, sobre o projeto “Cooperar para Reabilitar” e a InovaDomus. Pelas 16h30, vai abordar-se a “Cooperação em rede e o mercado da Reabilitação: desafios e oportunidades”, por Maria José Marques e Jorge Assis, consultores. Às 16h50, Catarina Fernandes, investigadora da UA, dá início à sua intervenção sobre o tema: “Guias para a Reabilitação”. Segue-se Jorge Alves, antigo Vice-reitor da UA e atual vice-presidente da InovaDomus, que vai apresentar o projeto ReabilitaDomus. Pelas 17h40, é a vez de Ricardo Guimarães, diretor da revista “Confidencial Imobiliário”, falar sobre “O mercado da Reabilitação em Portugal”. O encerramento do seminário está marcado para as 18h00, por António Oliveira, presidente da InovaDomus.

A participação no seminário é gratuita mediante inscrição prévia por email ou por telefone (234 425 662) e prevê a oferta de um CD com os 16 guias para a reabilitação desenvolvidos pela InovaDomus, em parceria com diversas entidades.

A InovaDomus, Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro, é uma rede de cooperação no domínio do habitat com a missão de promover e divulgar a inovação concetual, científica e tecnológica, relacionada com o desenvolvimento de novos produtos e processos no domínio da habitação. Criada em 2002, a InovaDomus é uma Associação sem fins lucrativos constituída pela Universidade de Aveiro e um conjunto de 10 empresas: Efapel, Extrusal, Iberfibran, Oliveira&Irmão, Pavicentro, Rederia, Revigrés, Saint-Gobain Weber Portugal, Somague e Umbelino Monteiro.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias