conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Até 26 de setembro
Candidaturas ao Curso de Formação em Ilustração Científica ou suas unidades
Laboratório de Ilustração Científica
Encontram-se abertas as inscrições para o Curso de Formação em Ilustração Científica (CFIC) e para unidades de formação isoladas, a decorrer no ano letivo 2013/2014, numa organização do Departamento de Biologia (DBio), em parceria com o Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA). Os interessados em aprender um pouco mais sobre esta área podem candidatar-se até 26 de setembro.

O Curso de Formação em Ilustração Científica (CFIC) é o único curso nacional que efetivamente reúne a Ciência (Ciências Biológicas e da Vida) e as Artes (Design/Comunicação), com o claro objetivo de assim colmatar, de modo credível, as eventuais lacunas evidenciadas pelos candidatos, em qualquer um desses dois domínios, ou em ambos. A UA é uma das poucas instituições de ensino superior público, nacional e internacional, consciente da crescente importância da ilustração científica para a construção e memória do conhecimento científico e sua divulgação, quer na vertente académica, quer sócio-cultural, daí a organização desta formação.

Trata-se de uma organização do DBio, em parceria com DeCA, com coordenação do biólogo e ilustrador Fernando Correia e direção de Amadeu Soares, professor e diretor do DBio. O corpo docente conta com profissionais portugueses e também de outras nacionalidades, o que permite ao candidato entrar em contato com uma experiência acumulada e diversificada. A diversidade temática e técnica destas unidades de formação reforça não só a multidisciplinaridade, como acaba por alimentar a necessária transdisciplinaridade, consideram os organizadores.

Assim, no primeiro semestre, os formandos podem ter acesso aos seguintes conteúdos: Ilustração como meio de comunicação, Técnicas de Ilustração I; Botânica Geral; Ilustração Botânica e Seminário I.

No segundo semestre as unidades de formação são: Técnicas de Ilustração II; Zoologia Geral; Ilustração Arqueológica & Paleontológica; Ilustração Zoológica e Seminário II.

A frequência do CFIC completo custa 1200 euros. A inscrição numa só unidade custa 300 euros, em duas a quatro unidades 250 euros por unidade e em 5 unidades de 200 euros por unidade. Os pagamentos podem ser feitos em prestações.

No final os participantes recebem um Certificado de Frequência ou um Certificado de Aproveitamento (especificando cada unidade de formação, ECTS acreditáveis e respetiva classificação), caso o aluno solicite previamente ser avaliado.

Mais informações aqui.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias