conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 20 de junho no anfiteatro do Departamento de Física
Conferência com António Moreira dos Santos do Oak Ridge National Laboratory
António Moreira dos Santos
"Frontiers of Neutron Research at SNAP: Research on Solid State Physics, Chemistry and Geophysics” é o tema da conferência de António Moreira dos Santos, do Oak Ridge National Laboratory, EUA, e pós-doutorado pelo Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO). A conferência realiza-se no dia 20 de junho, às 14h30, no Anfiteatro do Departamento de Física da Universidade de Aveiro.

António Moreira dos Santos trabalha naquele que é unanimemente considerado pela comunidade científica internacional como o melhor laboratório de investigação do mundo em áreas como a ciências de neutrões, sistemas biológicos, energia, materiais avançados, segurança nacional e supercomputadores.

O cientista português é um dos responsáveis pelo SNAP (Spallation Neutrons and Pressure), um difractómetro de neutrões dedicado a estudos sob alta pressão do “Spallation Neutron Source2 (SNS), no Laboratório Nacional de Oak Ridge. O SNS é a mais moderna fonte pulsada de neutrões nos Estados Unidos e está na vanguarda do estudo de materiais por espalhamento de neutrões.

Este instrumento tem aplicações importantes em áreas da química de pequenas moléculas (gelo etc.), determinação de interações magnéticas em materiais e estudos de fenómenos no âmbito da geofísica e química da crosta e manta terrestre.

O investigador dá apoio científico aos utilizadores deste instrumento numa variedade de áreas, nomeadamente ciência dos materiais, física da matéria condensada, química e geologia.

António Moreira dos Santos é licenciado em Engenharia de Materiais pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado em Física da Matéria Condensada Experimental pela Universidade da California, Santa Bárbara. De 2003 a 2007, foi investigador pós-doutoral no Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO), na UA.

Desde 2007, é investigador no Oak Ridge National Laboratory, um dos maiores centros de investigação em Ciências dos Materiais do mundo, gerido pelo Departamento de Energia Norte-Americano, e com uma variedade de programas de acesso a equipamentos científicos avançados a utilizadores externos, particularmente centros de espalhamentos de neutrões, nanotecnologia e supercomputação.

A sua atividade de investigação centra-se principalmente no uso de métodos de difração neutrões e de raios-X para a determinação da estrutura cristalográfica e magnética de cristais, nomeadamente óxidos de metais de transição e sistemas de baixa dimensionalidade

A deslocação de António Moreira dos Santos à UA insere-se num conjunto de várias palestras que o investigador, radicado nos EUA, está a dar em várias universidades Portuguesas, no âmbito de um projeto financiado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Esta ação pretende motivar a comunidade científica portuguesa para as potencialidades que as técnicas de espalhamento de neutrões têm para estudos numa variedade de áreas das ciências básicas e aplicadas.

Assim, este seminário destina-se a estudantes, docentes e investigadores das áreas da Física, Química e Geofísica.

A entrada é gratuita e não carece de inscrição.

fotografia aqui.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias