conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 6, a partir das 10h00 no Museu de Aveiro
Discutir o papel das tecnologias nos museus no seminário Cibermuseologia
Seminário Cibermuseologia
Incentivar a discussão sobre a integração e o papel das tecnologias nos museus é o objetivo do seminário Cibermuseologia, que se realiza dia 6 de junho, no Museu de Aveiro, das 10h00 às 17h00. Trata-se de uma organização do Museu de Aveiro e do Centro de Estudo das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.MEDIA) da Universidade de Aveiro (UA) no âmbito das celebrações do centésimo aniversário do Museu.

Este evento insere-se na colaboração que tem vindo a existir entre o Museu de Aveiro e o CETAC.MEDIA nos últimos anos, no âmbito do mestrado em Comunicação Multimedia (MCMM) e do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (ICPD) do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA: os alunos de ambos os cursos têm realizado investigação que tem depois aplicação prática no Museu. Assim, neste seminário vão também ser apresentados os trabalhos realizados pelos alunos do mestrado e do Programa Doutoral.

De manhã será dado destaque ao trabalho de profissionais que realizaram projetos em museus a nível nacional. A tarde vai ser dedicada à apresentação dos trabalhos de investigação dos alunos do DeCA.

Este evento dirige-se a todos os interessados nesta temática e mais concretamente aos alunos dos cursos de mestrado e doutoramento referidos atrás e aos profissionais desta área.

A primeira intervenção do dia, pelas 10h00, cabe a Francisco Providência, docente do DeCA, com a apresentação: “Do museu vitrina ao museu interativo: sobre a inscrição do visitante na exibição”. Segue-se Alexandre Matos, da empresa Sistemas do Futuro,       que vai apresentar o tema “Digitalização do património cultural: onde tudo começa”. A última intervenção da manhã é de Mário Vairinhos, docente no DeCA, com a apresentação “Interfaces tangíveis em contextos de museus”.

A tarde começa com uma intervenção de Rui Raposo, também docente no DeCA, com a apresentação “O ciclo da experiência da visita a um museu”. Segue-se Pedro Beça, também docente no DeCA, com “Os dispositivos móveis nos museus”. Carolina Correia, aluna do MCMM, vai focar a sua intervenção no tema “Os jogos disponibilizados em dispositivos móveis como apoio à visita a museus”. Isabel Oliva-Teles, da empresa Ilimitados – The Marketing Company, vai abordar “O futuro do futuro dos museus”. Rúben Carvalho, também aluno do MCMM, vai falar sobre “A criação de visitas virtuais 3D online a museus e espaços museológicos” e, finalmente, Joana Carvalho, docente na Universidade da Beira Interior e doutoranda do ICPD, vai abordar “Os social media como forma de inovação na comunicação com o público: os museus no digital”.

O seminário termina às 17h00.

A participação é livre e não carece de inscrição.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias