conteúdos
links
tags
Distinções
Distinção coincide com 40 anos da UA, 35 do DAO e 20 do IDAD
Carlos Borrego distinguido com Medalha de Mérito Científico de Aveiro
Carlos Borrego recebe distinção do município
O professor do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro e ex-ministro do Ambiente e Recursos Naturais, Carlos Borrego, é distinguido com a Medalha de Mérito Científico do Município de Aveiro. A atribuição da Medalha de Mérito Científico tem um significado especial, este ano em que se assinalam 40 anos da Universidade de Aveiro, 35 do Departamento de Ambiente e Ordenamento e 20 anos do Instituto de Ambiente e Desenvolvimento (IDAD) que é dirigido pelo professor. As distinções são entregues na Sessão de Entrega das Distinções Honoríficas, a 11 de maio, no Teatro Aveirense, no âmbito dos festejos do Dia do Município.

Carlos Borrego, professor do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro Vice-reitor entre 1998 e 2002 e ministro do Ambiente e Recursos Naturais, entre 1991 e 1993, recebe a 11 de Maio, no decurso da Sessão Solene da Entrega de Distinções Honoríficas, a Medalha de Mérito Científico, atribuída pela Câmara Municipal de Aveiro.

O professor e investigador, também diretor do Instituto de Ambiente e Desenvolvimento (IDAD), recebe a distinção em sinal do reconhecimento pelo seu contributo decisivo para a inovação, formação, avanço e desenvolvimento científico. O académico é coordenador do Grupo de Emissões e Modelação das Alterações Climáticas (GEMAC), do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, coordenador científico de 23 projetos de investigação (aprovados pela JNICT, PRAXIS XXI e CE), estando atualmente em curso 6 financiados pela CE e 4 pelo PRAXIS XXI, foi e é orientador de várias teses de doutoramento e mestrado, autor de mais de 400 artigos em revistas (com arbitragem editorial), em congressos, notas técnicas, relatórios de projetos e capítulos de livros, além de ser coeditor de sete livros.

Carlos Borrego, entre vários outros cargos e funções que desempenhou e desempenha, é ainda membro dos Painéis de Avaliação de Programas da Comissão Europeia, avaliador (“referee”) de várias revistas científicas citadas no Science Citation Index, diretor e membro da Comissão Diretiva da European Association for the Science of Air Pollution (EURASAP), delegado nacional ao Comité de Gestão do Subprograma “Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” do 5º Programa Quadro de Investigação da CE (desde 1999), membro da Academia de Engenharia - Chairman do Scientific Board dos International Technical Meetings of NATO-CCMS (Committee on the Challenges of Moderne Society) on Air Pollution Modelling, delegado nacional aos Comités de Gestão dos 3º, 4º, 5º e 6º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento da CE (nos domínios relacionados com o Ambiente).

Esta Medalha assume um caráter especial, na perspetiva do próprio distinguido, por coincidir com o aniversário dos 40 anos da Universidade e dos 35 anos do Departamento de Ambiente e Ordenamento, onde Carlos Borrego tem desenvolvido a sua atividade científica, bem como dos 20 anos do IDAD. “A UA e os Colegas que trabalham nesta instituição de ensino e investigação são parte integrante desta homenagem pela colaboração e trabalho em equipa ao longo dos anos”, comenta o professor.

A Gala do Município de Aveiro e Sessão de Entrega das Distinções Honoríficas decorreram na noite de 11 de maio, no Teatro Aveirense. Integrada no programa das Festas do Município, a Gala do Município de Aveiro constitui um dos momentos altos para assinalar o Dia do Município (12 de maio). Nesta sessão são distinguidas, com medalhas de mérito, oito entidades do Município. Para além de funcionários da Câmara Municipal e de Empresas Municipais, e para além de Carlos Borrego, homenageiam-se a Diocese de Aveiro com a Medalha de Ouro; o Cónego Manuel Póvoa dos Reis com a Medalha de Prata; Gonçalo Luís Barbosa Lé e Maria Clara Gamelas com Medalha de Mérito Cívico; a Brésimar Automação com a Medalha de Mérito Empresarial; o Major José Ferreira Alves com a Medalha de Mérito Social e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia com a Medalha de Mérito Cultural. 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias